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21/03/2017 - 06:52 | Atualizado em 21/03/2017 - 06:54

Energisa Mato Grosso é a concessionária que mais avançou em qualidade de serviços em 2016

Por Assessoria

Marcos Negrini

 (Crédito: Marcos Negrini)
A Energisa Mato Grosso é distribuidora de energia elétrica com mais de 400 mil clientes que mais evoluiu na qualidade do serviço em 2016. Entre as 32 concessionárias do Brasil, a empresa pulou do 24º lugar em 2015 para 8º em 2016, ganhando 16 posições.  Ou seja, os mato-grossenses estão ficando menos tempo sem energia quando há interrupção no fornecimento, e a quantidade de vezes sem energia elétrica em casa também diminuiu. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (17).
 
A Aneel usa como base o Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) – tempo que, em média, cada unidade fica sem energia elétrica - e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – número de interrupções ocorridas, em média - com os limites estabelecidos por ela.  Veja aqui a publicação da Aneel.
 
“Temos trabalhado intensamente para esse resultado. Fizemos grandes investimentos, revimos nossa forma de trabalhar, planejamos cuidadosamente onde fazer melhorias, aumentamos nossas equipes e as preparamos para atender os clientes de melhor maneira possível”, comenta Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, que alerta: “O resultado é excelente, mas queremos ir além. Nossa meta é estar no topo deste ranking”.
 
Desde a chegada do Grupo Energisa já foi investido mais de R$ 1 bilhão em Mato Grosso, com equipamentos, manutenção da rede, treinamentos para equipes, construção de novas linhas, renovação da frota, construção e manutenção de subestações, entre outros.  Mais de 800 religadores automatizados – equipamentos que permitem redirecionar a carga de uma unidade consumidora de um circuito para outro remotamente, reduzindo o tempo que fica sem energia – foram instalados desde 2014. Cinco equipamentos móveis foram adquiridos: três subestações e dois transformadores. Novas equipes foram contratadas, aumentando o número de colaboradores: de 1977, a empresa passou a ter 2.430.
 
Em 2016, a Energisa Mato Grosso fechou o ano com os dois índices de qualidade abaixo da meta estipulada pela Aneel. O DEC acumulado ficou em 23,56. O estipulado pela agência reguladora era 24,99. O FEC acumulado fechou em 14,27. A meta da Aneel era 20,97.  Esse foi o melhor índice de FEC da história da distribuidora. Em 2000, por exemplo, esse número fechou em 39,8. Já no último ano antes da chegada do Grupo Energisa, em 2013, o índice era de 23,48.
 
Além da Energisa Mato Grosso, outras cinco empresas do Grupo ficaram entre as dez melhores no ranking divulgado pela agência reguladora, sendo quatro entre aquelas que possuem mais de 400 mil clientes - Energisa Paraíba, Energisa Mato Grosso do Sul, Energisa Sergipe e Energisa Minas Gerais – e uma entre as que atendem 400 mil ou menos clientes, a Energisa Borborema (localizada na Paraíba).

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2 comentários

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  • por Adriano Machado, em 21.03.2017 às 11:08

    Pois é... Como explicar essas quedas de energia que vem acontecendo ??? Eu levanto a madrugada para desligar todos os equipamentos em casa. * Já tive problema em tem que "receber" meu dinheiro de volta com a queima de equipamentos em casa (R$ 2.500 de prejuízo),

  • por João Edson Fanaia, em 21.03.2017 às 09:19

    E como explicar as quedas constantes de energia recentemente. Levantei por volta das duas horas da madrugada, para retirar da tomada meu modem e roteador, sob risco de queimar e também desliguei a geladeira. O fornecimento de energia em apenas 01 segundo vem e cai novamente e isto se repetiu por quatro ou cinco vezes seguidas. Por sorte nenhum eletrodoméstico foi danificado. No SAC a primeira pergunta é: esta chovendo na região? Quer dizer que não pode mais chover que o fornecimento é interrompido? Espero que o comentário seja publicado.

 
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