Notícias / Direto da Fonte

20/03/2017 - 13:07

Retomando

Por Da Redação

Após um longo período de estagnação, provocada por vários fatores entre eles a emancipação de distritos do seu território, Cáceres está voltando a ser um forte polo regional. A maior prova disso é que grandes empresas estão se instalando na cidade. Nesta semana, a Claro abre uma loja oficial na Praça Barão do Rio Branco e irá abrir outra no Juba da Padre Casemiro. A OI também está procurando um parceiro para se instalar no município. Para quem não sabe, no início da década de 80, Cáceres foi sede de concessionárias de veículos, dentre elas, Mercedes-Benz e de uma das maiores redes de supermercados da América Latina, o Pão de Açúcar, que hoje monopolizou o setor no País e é dono do Extra que possui duas unidades em Cuiabá.
 
Eventos
 
Por falar em polo de desenvolvimento, as autoridades políticas que comandam Cáceres ainda não se tocaram para a exploração de outra importante vocação econômica da cidade. Nesta semana o Tribunal de Contas e o governo do Estado, vão reunir centenas de pessoa para dois eventos importantes, que lotam hotéis e restaurantes. Só que Cáceres não tem um centro de eventos. Turismo de negócios movimenta uma bolada em Cuiabá por ano. Os participantes destes eventos, estão enjoadas de Chapada, Cuiabá e Poconé. Elas querem ir para lugares novos e aí está a oportunidade.
 
Amadorismo
 
Única cidade da região a ter times disputando os campeonatos profissionais de futebol do Estado, Cáceres assistiu neste final de semana o resultado de colocarem curiosos e amadores para mexer com futebol profissional. Rebaixaram o Cacerense para segundo divisão e dificilmente o time retornará à primeira divisão. Ao torcedor apaixonado resta apenas lembrar dos títulos da Copa Mato Groso de 2006 e do Estadual de 2007. Um time que não tem centro de treinamento e muito menos material de treino, sequer pode ser profissional. Hoje o futebol é um negócio e como tal tem custo operacional e precisa ser autossustentável. Que fique a lição.
 
Não tem jeito
 
Quando eu penso que o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), mudou e que apesar de ainda se achar a última bolacha do pacote, teria se tornado mais político, me chega essa. Durante a visita recente do governador Pedro Taques (PSDB) as obras da escola técnica da cidade, imitando o governador, o filho da dona Irene cumprimentou todos os peões. Na semana seguinte ele acompanhou um técnico do governo em inspeção na mesma obra, porém, ao seu verdadeiro estilo, entrou e saiu sem dar bom dia a ninguém. Quando ele estava saindo um dos vários peões que estavam trabalhando na laje de um dos blocos, indignado, gritou ironicamente: ‘Vai ser candidato de novo, né?’.
 
Campanha
 
Além de Layr Mota (PSD), que usa e abusa da estrutura da Empaer para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa no que vem, dois outros pré-candidatos da região intensificaram suas campanhas de olho no mesmo cargo. O deputado Adriano Silva (PSB), inventou um trem itinerante e o cardiologista Sergio Arruda (PSD), já dá consulta de graça nos bairros de Cáceres. Meu único temor é que esta enxurrada de candidatos deixe Cáceres e região sem representante na Assembleia a parti de 2019. Por falar em Assembleia, na minha opinião, o deputado doutor Leonardo (PSD) jogou fora uma baita oportunidade de garantir a sua reeleição ao não assumir a Secretaria Estadual de Saúde. Cada dia que passa, vejo que Pedro Henry estava correto em sua previsão. Político de um mandado só!
 
Errado
 
Ao invés de fazer a reforma reivindicada pelos servidores de carreira e ajustar e atualizar máquina municipal, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), e alguns de seus assessores, resolveram priorizar a ‘Reforma dos Cargos de Confiança’ de livre nomeação que inclusive podem ser ocupados por gente sem perfil. O pior nessa história é que isso só aumentará os gastos. Na proposta que ainda será votada pela Câmara de Vereadores, há coisas inexplicáveis como a criação de uma secretaria de Saneamento quando já existe a SAEC para tratar destas questões. Nessas horas é que coloco em dúvida a tal ‘paixão em administrar’.
 
Mesmo
 
Por falar em farra com dinheiro público, na Câmara de Cáceres não vem sendo diferente. Cargos e vantagens vem sendo criados descaradamente em um verdadeiro desrespeito ao dinheiro do contribuinte. Enquanto isso, projetos importantes como o Código Ambiental estão parados porque a maioria dos vereadores sequer sabem o que é isso. O que me deixa frustrado é que o tal do Observatório Social, estranhamente está quieto.
 
Tinta
 
Reconheço a iniciativa do Mini Collor em lançar obras na nossa região, mas elas não vão ajudá-lo em uma recandidatura. Não ficarão prontas a tempo. Uma dessas obras, ao ser lançada pela segunda vez no final de semana pelo atual governo, ganhou um comentário humorado no Facebook do jornalista cacerense João Arruda. ‘A construção do Congodromo de Vila Bela está parecendo a ZPE de Cáceres’.
 
Malandragem
 
Para os que ainda não enxergaram, a tal operação ‘A Carne é Fraca’, é nada menos que um artificio maléfico criado para desviar o foco para dois importantes assuntos: a reforma da previdência, que dá desgastes ao governo e a lista do Procurador da República, Rodrigo Janot, que coloca os políticos mais influentes do País na lista de corruptos. Entre eles, está vossa excelência o presidente da república e o ex-candidato a presidente da república, senador Aécio Mês (PSDB). A covardia desta manobra é que ela coloca em risco a base de sustentação da econômica da nossa região.
 
Perguntar não ofende
 
Cadê os deputados caloteiros da Assembleia?

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jucilei, em 22.03.2017 às 12:24

    Vereadores de cáceres estão mais queimado que boca de forno velho, está feia a coisa por aí hein

  • por Janaina, em 21.03.2017 às 18:26

    Vcs juram que vereadores de cáceres estão dispostos a ajudar de alguma maneira a cidade ? Acordem meu povo, só querem encher o bucho e aproveitar 4 anos de gordo salário e benefícios, por isso se candidatam, por isso estão lá, por isso que acho que o cargo de vereadores tem que acabar de vez, pq e só politicagem e blá-blá-blá, resultados plausíveis nunca aparece, e espero mesmo que os que forem indicados para tal moções sem noção não aceitem o circo para não servirem de palhaços. Por outro lado fico feliz com comentários, sinal que a população não esqueceu dos deserviços ou que seja dos serviços ausentes dos nobres.

  • por Gabriel, em 21.03.2017 às 06:59

    A politicagem de PROMETE MAIS QUE O POVO CAI, acabou a um tempinho já, estamos em outros tempos. É verdade, cadê os digníssimos vereadores atuantes, que lutam em prol do povo, que está com sangue renovado em busca de melhorias, que veio para fazer a diferença ? Será que foram contaminados pelas peças velhas que foram reeleitos ? Tem um que já vai aposentar com dinheiro público, disque por mérito, mas até agora só lutou por aumento de salário, ou seja, trabalhou até agora em prol do próprio umbigo ! Cadê os digníssimos que não escutam mais falar? Espero que quando apareçam não venham com tais título a outros cidadãos que participa da palhaçada que chamam de moções.

  • por Ricardo, em 21.03.2017 às 06:50

    Não acho que por não assumir a secretaria de saúde ele jogou fora alguma coisa, aliás, passou a bomba para outro, o estado está em uma situação que a educação precisa comprar fiado para arrumar goteiras, o governo não repassa salários para os médicos e o regional só acumula dívida, quem quer uma bomba dessa que explode a cada dia ! Espero que o Mini collor, toco de amarrar tatu, pouca sombra, ze promessa, ze ruela, e seus assessores baba ovo toem. Vergonha e não venham mais fazerem promessas e apareçam aqui para cumprir o que já falaram que iriam fazer ! Nos a população não estamos nada satisfeitos com este governo muito menos com os puxa puxa dele

  • por Funcionário Publico, em 20.03.2017 às 22:28

    Á reforma Administrativa, NÃO FOI DISCUTIDA em assembleia com o Sindicato, querem impor uma reforma com visão a politica, empregar cabos eleitoreiros, isso e um desrespeito aos servidores de carreiras da Prefeitura, vamos ver quais VEREADORES vão votar a favor desta maldita reforma. Gonzaga e Observatório Social façam um levantamento a onde esta indo o dinheiro das taxas do Lixo e aumento da conta de Agua, outra farra com dinheiro público esta acontecendo na SAEC... Salários de marajás acima da casa dos 10 mil reais por mês... mais o Município não tem dinheirooooo População não paga os impostos municipais... Kade o portal de transparência destas instituições Pulbicas.....(Câmara e Saec)

  • por Corujinha, em 20.03.2017 às 19:07

    Grande cientista político de Mato Grosso!, Profeta da Política! Tem bola de cristal também. Affssss que pensamentos mais retrógrados. Deputado Dr. Leonardo tem feito seu trabalho, infelizmente não depende somente dele, depende de todo um cenário, mas o fato é que se fizerem uma análise verdadeira o deputado Dr. Leonardo tem cumprido seu papel. Parabéns deputado Dr.Leonardo, em você eu confio! Minha família está contigo!

  • por Jr, em 20.03.2017 às 18:06

    1- bom frisar que estas empresas não tem ligação nenhuma com a politicagem municipal ou estadual, pq com certeza não irá faltar um oportunista para dizer que estão querendo instalar pelo belo serviço do oportunista de plantão ! 2- pois é nunca se atentam para nada, descaso, pouca vergonha, ou pq não dizer irresponsabilidade, cadê o secretário de turismo ? Está igual os vereadores ? Só de enfeite para receberem salários ? 3- sem comentários ! 4- emergente cacerense sendo emergente cacerense e peão sendo peão ( não sei que desgraça caceres tem que tem gente que não tem aonde cair morta como pão com ovo e nas ruas arrota mortadela, imagina quem tem né ! Não é só o prefeito, maioria dos empresários são assim aqui, fazer o que, se humildade e ensinamento de raiz se acaba quando o dinheiro sobe à cabeça ).... mais enfim....

  • por Junior, em 20.03.2017 às 18:05

    5- politicagem e mais politicagem ( da até nojo ). 6- gente sem preparo para assumir cargo e o que mais tem nessa adm, só ver para crer né, e outra, ainda existe vereadores nesta cidade ? Imagino quem serão os candidatos nas próximas eleições visando a bocada sem fazer nada ! Será um tipo de oportunismo ? Será né ? Rum ! 7- este mini collor é uma piada de mal gosto, pior são os marqueteiros dele de plantão que ficam ajudando ele soltar pum pela boca, por isso é ignorado na caravana da promessa ! Ele que não agiliza obras não para ver ser vai ter votos, ele e os marqueteiros disfarçados de assessores, secretáriados e até mesmo os lambe saco estão mais queimados que toco em agosto ! 8- perguntou mais ainda, não vou muito longe, CADÊ OS VEREADORES DA CÂMARA DE CÁCERES ? CADA VEZ PIOR, SÓ DEUS NA CAUSA! Cadê os serviços senhores ? Salário obeso está bem né ? E quando falo em serviços não digo moções que fique claro !

  • por DE OLHO ABERTO, em 20.03.2017 às 14:19

    Eeeehhh Gonzaga vc esta com saudades do Pedro Henry né pois sempre lembra dele em suas matérias kkk Pedrão com é dito no âmbito político em Brasília vai fazer falta pra muitos pois até hoje tem verbas de autoria dele vindo para nossa cidade e região assim como mato grosso ao todo mais espera o operação lava jato passar que ele volta com FORÇA ??????

 
Sitevip Internet