Notícias / Educação

18/03/2017 - 09:03

Professora da Unemat atuará como pesquisadora visitante na Universidade Federal de São Carlos

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A professora doutora Marinei Almeida, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atuará com professora pesquisadora visitante na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante quatro meses.
Marinei atuará como professora pesquisadora visitante de 15 de março a 15 de julho deste ano, a convite realizado pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar, coordenado pela professora Tatiane Cosentino Rodrigues.

Neste período, a professora Marinei realizará atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática de literatura afro-brasileira e africana. Na graduação, Marinei participará na disciplina do curso de Pedagogia, Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais e na disciplina optativa Historia das Diásporas Africanas. A professora também ofertará dois minicursos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ‘África: Literatura e cultura’ e ‘Literatura, história e cultura afro-brasileira’.

Na área de pesquisa, a professora Marinei terá participação nas atividades do Grupo de Pesquisa em Educação e Relações Étnico-Raciais, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em dois projetos que estão sendo desenvolvidos: ‘Ação afirmativa: Ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais’, do Edital de Ciências Humanas do CNPq, e no projeto ‘Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no Ensino Superior: Questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de sabres africanos e afrodescendentes’, do Edital Abdias do Nascimento, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Atentando às áreas de atuação e pesquisa da professora Marinei Almeida, considero uma importante oportunidade para este Departamento contar com a colaboração de uma professora com ampla experiência nos estudos sobre literatura comparada afro-brasileira e africana e relações étnico-raciais, em particular no que concerne aos conteúdos programáticos de formação da área de educação e relações étnico-raciais”, disse a professora Tatiane Cosentino Rodrigues, coordenadora do Neab/UFSCar. “Ressalto as possíveis contribuições que a professora poderá trazer às atividades curriculares e de pesquisa relacionadas à sua área de atuação para os alunos do curso de graduação e pós-graduação em Educação da UFSCar. Destaco ainda a notável proximidade dos temas de pesquisa e atuação da professora com as atividades de formação, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Neab”, explicou Tatiane.

“Esta forma de intercâmbio estará fortalecendo as relações entre ensino, pesquisa, extensão entre ambas as Instituições de Ensino Superior no que concerne a área dos estudos literários”, disse a reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo.

Marinei Almeida é graduada em Letras pela Unemat, possui especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mestrado e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). É professora desde 1997 na Unemat, atuando nas áreas de Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Afro-Brasileira, e Literatura e Memória. É assessora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unemat e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área dos Estudos Literários, na linha de Literatura e Realidade Social.

Marinei também é membro do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso (CEC/MT); do Conselho Municipal de Turismo de Cáceres (Comtur); da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguísticas (Anpoll); do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat; e coordenadora do projeto de pesquisa ‘Cartografias e imagens de Mato Grosso: A presença do negro na produção literária dos séculos XX e XXI’ na Unemat, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gervásio Martins Candido, em 18.03.2017 às 18:31

    Engraçado como a gestão da UNEMAT - leia-se a reitoria -, utiliza dos seus meios de comunicação para hiper valorizar uns professores e cursos em detrimento dos outros. Na condição de professor eu teria vergonha de utilizar da máquina pública para fazer um "culto a personalidade" a práticas que deveriam ser comuns no ambiente acadêmico. Isso para nossas relações internas é péssimo.

 
Sitevip Internet