Notícias / Politica

15/03/2017 - 07:06

Doutor Leonardo pode assumir a Secretaria Estadual de Saúde

Por Jacques Gosch/RDNEWS

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O governador Pedro Taques (PSDB), que aceitou o pedido de demissão do secretário estadual de Saúde João Batista nesta terça (14), avalia dois nomes para substuí-lo no cargo. Os cotados são o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD) e o controlador-geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves.

Taques deve decidir entre Leonardo e Ciro a partir da próxima quinta (16) já completa 49 anos nesta quarta (15) e viajou para passar o aniversário em São Paulo. Enquanto o substituto não é definido, João Bastista permanece no cargo preparando a transição.

Leonardo, que é médico com especialização em psquiatria, já foi cotado para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (SES) quando Eduardo Bermudez deixou o cargo e foi substituido por João Batista em junho do ano passado. Entretanto, o social-democrata acabou declinando do convite para ingressar no secretariado de Taques.

Além de contar com respaldo da maioria dos deputado estaduais, Leonardo pode melhorar a interlocução política da SES. O perfil exclusivamente técnico dos sucessivos titulares tem gerado reclamação de prefeitos, secretários municipais e presidentes de consórcios.

Já Ciro é um técnico que tem a confiança de Taques e coordenou todas as auditorias, incluindo VLT e obras da Copa,  realizadas desde  o ínicio da gestão em janeiro de 2015.  No final do ano passado, chegou a ser nomeado interventor na Prefeitura de Chapada dos Guimarães atendendo pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em viagem particular, Leonardo só retorna para Mato Grosso na próxima segunda (20), quando conversará com Taques sobre a possibilidade de assumir a SES. Se confirmada a nomeação, será substituido na Assembleia pelo suplente Meraldo Sá (PSD).

Ciro também deve ser sondado pelo governador nos próximos dias. Caso ocorra o remanejamento, um auditor de carreira assumirá o comando da Controladoria Geral do Estado (CGE).

O suplente de deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha (PSD), também foi lembrado por Taques como possivel nome para comandar a SES. Entretanto, acabou descartado em seguida.

Quarta mudança

Com a confirmação da saída, João Batista é o quarto a deixar o comando da SES desde o inicio da Gestão Taques. Ele substituiu Eduardo Bermudez que foi exonerado em junho do ano passado.

Bermudez, por sua vez, havia ficado no cargo por quase 10 meses.  Antes dele, Marco Bertúlio comandou a pasta.

Motivação

Nos bastidores circula a informação que o pedido de exoneração de João Batista foi determinado pelo descontentamento com os constantes atrasos nos repasses da Saúde aos municípios.  Entretanto, nenhuma fonte oficial confirma a motivação.

Taques aceita pedido de João Batista e define substituto nos próximos dias

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 16.03.2017 às 10:15

    E vai deixar as promessas que fez para trás igual a cadeira de deputado ? Cadê os 500 mil? Vai na onda desse governador e assessores politiqueiros que nem pra vereador vai ser eleito nas próximas eleições ! Vai pela cabeça de cobra velha e de sigla de partidos para ver no que dá ! Ainda mais assumir secretaria de saúde que estão c... e andando para direitos básicos ! E outra cadê a ZPE ? Mais vinte anos para sair a licitação ? Fazendo a população de palhaço ?

  • por Souza, em 15.03.2017 às 17:40

    já tá queimado ainda vai querer virar vidraça para se queimar de vez. Acorda Dr leonardo e seus amigos estão cavando uma vala pra vc.

  • por Bruna Rappel, em 15.03.2017 às 15:15

    Eu votei nele para ser Deputado e não Secretário. Vai na onda desse ditador Doutor, que ano que vem você vai cair do cavalo.

  • por DE OLHO ABERTO, em 15.03.2017 às 12:35

    BOM QUE O DR. DEPUTADO ASSUMA A SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE POIS NÃO TERÁ MAIS MOTIVOS DO ATRASOS DE REPASSES OU SEJA DOS RECURSOS DE PAGAMENTOS MENSALMENTE PARA OSS DO HOSPITAL REGIONAL EM CÁCERES ... VAI SER OBRIGAÇÃO DO MESMO COLOCAR EM DIAS OS PAGAMENTOS DO HOSPITAL REGIONAL ... AGOORAA EU QUERO VEEER !!!!

 
Sitevip Internet