Notícias / Educação

12/03/2017 - 09:23

UFMT consolida avanço na qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) obteve a nota quatro (muito bom) segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

A escala, que vai de um a cinco (excelente), aponta a qualidade das Instituições de Educação Superior (IES).

A nota teve como um dos parâmetros o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2015.

Para a consolidação do IGC foram utilizados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e da qualidade dos cursos de graduação e avaliados os programas de pós-graduação stricto sensu.

O reitor em exercício, professor Evandro Soares, destaca que “esse resultado é bastante importante e demonstra a qualidade acadêmica da UFMT. Houve um trabalho conjunto das pró-reitorias com o objetivo de melhorar a oferta dos cursos".

O reitor em exercício acrescenta que o próximo passo é a consolidação dos cursos de pós-graduação, estimulando ainda mais a interação com a graduação. Vale ressaltar que os resultados divulgados servem para que as instituições busquem o aprimoramento e elevação da qualidade das atividades fins universitárias, que são o ensino, a pesquisa e a extensão e não para a elaboração de um ranking entre as instituições.

A Pró-Reitora de Planejamento, Teresa Veloso, comenta que a UFMT analisa detalhadamente como aplicar seu orçamento, cabendo à Proplan não apenas à questão de investimento em obras, mas também a aquisição de materiais e equipamentos para laboratórios, salas de aula, de livros, dentre outros. “A Proplan participa desse resultado a partir desse olhar da Universidade sobre as necessidades", frisa.
 
Clique aqui para acessar o IGC 2015
 
Clique aqui para acessar o CPC 2015
 
Clique aqui para acessar o Conceito Enade 2015
 
Fonte: Inep

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet