Notícias / Educação

11/03/2017 - 09:24 | Atualizado em 11/03/2017 - 09:27

Unemat fica em segundo lugar no ranking do Enade em Mato Grosso

Por Hemilia Maia

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou dia 8 o ranking  de universidades brasileiras, públicas e privadas, baseado no Enade 2015. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em segundo lugar no Estado, precedida apenas pela Universidade Federal de Mato Grosso.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Instituição, Vera Maquêa, ainda destaca a pontuação no Enade dos cursos de Administração do câmpus de Juara e de Direito, em Cáceres que obtiveram nota 4 numa escala de 1 a 5. No Índice Geral de Cursos (IGC) a Instituição recebeu nota 3 também precedida apenas pela universidade federal que possui índice 4.

"Tiramos uma nota ótima. O IGC é um indicador de qualidade que leva em conta a média de dados dos últimos CPCs da graduação e ainda considera indicadores da pós-graduação", comentou Vera Maquêa. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, projeto pedagógico, entre outros.  

A Unemat atualmente oferece opções de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras , com entradas regulares, de 25 profissões de nível superior. A Universidade também se destaca em programas de pós-graduação. Oferta doutorados e mestrados institucionais e interinstitucionais, doutorados em rede e mestrados profissionais.

Entre as peculiaridades da Instituição estão sua presença ser sentida em praticamente todo o território mato-grossense por meio de seus câmpus, núcleos pedagógicos do Programa Parceladas e polos educacionais de ensino à distância; a oferta de Educação Indígena com cursos de licenciaturas específicos e diferenciados e por ter sido a primeira Instituição de Educação Superior (IES) de Mato Grosso a adotar uma política institucional de ação afirmativa com vistas ao acesso e à permanência de estudantes autodeclarados negros e pardos.

Enade: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 17.03.2017 às 10:49

    Hum! Kkkkkk, tá bom !

 
Sitevip Internet