Notícias / Politica

11/03/2017 - 08:11

Cáceres participa de debate sobre uso racional dos recursos naturais, bens públicos e gerenciamento de resíduos sólidos

Por Fernanda Nazário e Rose Domingues | Sema-MT

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os gestores públicos de São José dos Quatro Marcos e de outros cinco municípios vizinhos participaram na manhã desta sexta-feira (10.03), durante a Caravana da Transformação, de uma palestra sobre a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Ministério de Meio Ambiente (MMA).

Para o prefeito de Nova Lacerda (a 546 km a oeste da capital), Uilson José da Silva, a A3P pode contribuir para uma gestão eficiente. A dificuldade está no custo com a mobilização, cursos e adesão de produtos sustentáveis. Como solução para o problema, ele sugeriu uma parceria com os consórcios da região. “Entendo que esse projeto vai ajudar no desenvolvimento do município e ainda seremos espelho para outras entidades”.

O diretor executivo da autarquia Águas do Pantanal, de Cáceres, responsável pelo saneamento básico da cidade, Paulo Donizete da Costa, frisou que a palestra foi importante para promover a troca de ideias com outros órgãos a fim de melhorar a gestão pública com algumas soluções simples. “Em tempo de crise, é necessário pedir orientações e apoio para conseguir implantar corretamente a A3P, ficamos animados com o programa”.

Também participaram do evento representantes de Salto do Céu, Araputanga e Reserva do Cabaçal. Na avaliação da responsável pela A3P na Sema, Gresielle Castilho, o evento foi um sucesso. “É muito importante o interesse das pessoas em conhecer o projeto, já que as políticas públicas ambientais também podem ser desenvolvidas e implantadas pelas prefeituras e não só na esfera federal e estadual”.

A coordenadora de educação ambiental da Sema, Vania Márcia Montalvão, pontou que esse é um momento único em que os interessados podem tirar dúvidas sobre o projeto e expor suas dificuldades de implementá-lo. Dos 27 estados brasileiros, Mato Grosso está entre os quatro que recebeu a consultoria do MMA com disponibilização de um técnico para ministrar as palestras nas cidades. “Os municípios estão com o início de uma nova gestão que pode priorizar o planejamento sustentável para os próximos quatro anos”.

Sobre o diálogo

O diálogo foi ministrado pelo consultor do MMA, Rafael Jó Girão, que explicou os benefícios da A3P para a administração pública. Entre os pontos debatidos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e construções sustentáveis.

A implantação da A3P é importante inclusive para que a prefeitura obtenha economia financeira. “Ao diminuir o desperdício de energia, água, papel, entre outros materiais, estaremos reduzindo os gastos do órgão. E isso proporcionará melhoria no orçamento”. Rafael entende que esse é um resultado de médio a longo prazo, por isso requer trabalho em equipe, dedicação e paciência.

Após a palestra o grupo sentou em círculo, escolheu um tema à ser debatido e pontou as dificuldades, dúvidas, soluções e opiniões com relação ao assunto. Os participantes ganharão nas próximas semanas um certificado digital do ‘Diálogos A3P Mato Grosso’.  O 'Diálogo A3P' também foi realizado ao longo desta semana em Cuiabá, Tangará da Serra e Sinop.

Caravana da transformação

As atividades da Sema seguem até sábado (11.03), com a emissão de carteira de pescador amadora, esclarecimento de dúvidas, às 09h30, haverá a posse do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal, que visa ampliar a gestão municipal da água na região. Já às 14h, o secretário de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, participará de um diálogo com os pequenos produtores rurais sobre o meio ambiente e a regularização fundiária na agricultura familiar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet