Notícias / Educação

10/03/2017 - 08:00 | Atualizado em 10/03/2017 - 08:17

Obras da Escola Técnica Estadual de Cáceres alcançam 50%

Por Thiago Andrade | Gcom-MT

GCom MT/José Medeiros

 (Crédito: GCom MT/José Medeiros)
As obras de construção da Escola Técnica Estadual de Cáceres alcançaram 50% e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) deve inaugurá-la em dezembro deste ano. Para acompanhar os trabalhos, o governador Pedro Taques, acompanhado do vice-governador Carlos Fávaro e do secretário de Estado Domingos Sávio, vistoriaram o local nesta quinta-feira (09.03). 

Com 5.560 metros quadrados, a obra vai atender Cáceres e municípios vizinhos. Na visita, o governador destacou que a ETE será importante para o município, principalmente por conta da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que o Governo deve começar a construir nos próximos meses na cidade. "A mão de obra formada aqui, será essencial para a ZPE", disse. 

Para o governador, a construção de mais ETEs faz Mato Grosso dar um grande salto em educação técnica. "Mato Grosso tem nove ETEs, em toda sua história foram construídas nove ETEs. Em dois anos da nossa administração, nós estamos construindo mais oitos escolas técnicas, vamos quase que dobrar o número de escolas deste tipo no estado", afirmou o governador. 

Segundo Taques, a maioria das escolas em construção devem ser entregues ainda nesta ano. "Isso é fruto de trabalho da Secitec e quero aproveitar para parabenizar a professora Luzia Trovo que era a secretaria e o Aluízio Leite que trabalhou pela retomada do convênio", ressaltou. 

Na visita, o governador voltou a destacar que o Estado planeja implementar a Faculdade de Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Fatec) em curto espaço de tempo, usando a estrutura das ETEs e em parceria com a Unemat. 

Novo titular da Secitec, Domingos Sávio garante que não faltaram empenho da Pasta para que todas as obras sejam entregues de forma célere. Garante que a grande maioria será entregue ainda neste ano. "No nosso cronograma de obras essa é a terceira com maior evolução, temos a de Matupá em estágio avançado, seguida pela de Cuiabá e essa de Cáceres", contou. 

Segundo ele, as escolas serão aproveitadas para a realização do ensino técnico oferecido pelo Estado, Pronatec e o MédioTec. "Será um espaço múltiplo para a população. Essa escola vai atender às famílias de Cáceres e região e será de extrema importância para a ZPE que precisa de mão de obra qualificada. Essa qualificação sairá daqui. São ações como essa que beneficiam diretamente a população", ressaltou. 

Mais educação

Ao todo, o Governo de Mato Grosso em parceria com o Governo Federal investem R$ 11 milhões na obra. O convênio foi firmado em 2008, mas as escolas não foram construídas e o governo corria risco de perder os recursos. No entanto, em uma ação rápida da Secitec, então comandado por Luzia Trovo, conseguiu retomar os convênios e dar ordens de serviços para seis, das sete escolas. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 10.03.2017 às 09:16

    Para voce ve que essa obra começou ano passado e ja esta a metade executada, isso mostra profissionalismo e comprometimento com a população! Por outro lado vemos as casinhas do vila real ja tem uns 5 anos e até agora os imcopetentes da prefeitura não conseguem entregar!

 
Sitevip Internet