Notícias / Educação

09/03/2017 - 09:38

Unemat perde até para Unic em avaliação do MEC

Por Gazeta Digital

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a primeira colocada entre as instituições de ensino superior do Estado, em avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (8).

Ela está na 34ª , alcançando a média de 72,88 pontos. A Universidade de Mato Grosso (Unemat), ficou em 94º lugar, com média de 43,11 pontos.

A Unic Pitágoras, a única privada que aparece no ranking, está em 144º lugar com média de 29,92 pontos.

A líder nacional do ranking foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que alcançou a nota de 97,46 pontos.Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015. O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. 

Na avaliação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o IGC de 2015 ‘não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas. Temos um mesmo patamar de qualidade'. O IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices; 28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%.

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda, gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Entenda os indicadores - Anualmente o Inep avalia o ensino superior por meio de uma série de indicadores. Um deles é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado aos estudantes concluintes do ensino superior. A cada ano um grupo diferente de curso é avaliado. A cada três anos, todos os cursos são apreciados.

Além das provas do Enade, os estudantes respondem a um questionário sobre condições socioeconômicas e sobre o curso e a instituição. O questionário contém, por exemplo, questões sobre infraestrutura e condições de ensino e aprendizagem. Tanto as provas do Enade quanto o questionário são obrigatórios para os concluintes dos cursos avaliados, que ficam impedidos de receber o diploma caso deixem de fazer o exame sem justificativa.

O CPC é calculado com base principalmente no desempenho dos estudantes Enade, nos dados obtidos por meio do questionário do estudante e nos dados dos professores obtidos no Censo da Educação Superior. São considerados por exemplo, o número de mestres e doutores na instituição, bem como as condições de trabalho.
O IGC é calculado com base no CPC e em avaliações dos cursos de pós-graduação feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que todos os cursos da instituição sejam considerados, o cálculo é feito com base nos três últimos CPCs. (Com informações Agência Brasil)

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mateus, em 30.03.2017 às 17:16

    Os comentários não possuem nexo com a realidade da Unemat. Primeiro foram criados vários cursos, inclusive de Direito em Pontes e Lacerda e Barra do Bugres. São cursos que estão se estruturando e vai demandar tempo e outro concurso para professores para melhorar o conceito. Ao mesmo tempo criando vários cursos de Direito a concorrência diminuiu e com isso, a qualidade do aluno que ingressa no curso de Direito não é a mesma de anos atrás. Por outro lado, o ativismo de esquerda que luta para controlar os cursos, principalmente o de Direito, não está preocupado em preparar o aluno para o mercado de trabalho, para concurso ou para a vida e sim em adestrar um exército em defesa de determinadas agremiações partidárias. Neste contexto, a Unemat pode demorar Muito, mas Muito mesmo para ter um conceito aceitável.

  • por Servidor do Cidadão, em 10.03.2017 às 09:58

    Prof. José M. Guerreiro, talvez nunca tenha entrada na sede da Unemat. Neh. Se realmente for um professor, porque acho que seja um servidor com dor de cotovelo. Mas vamos ao que interessa, a Sede Adminsitrativa da Unemat possui (Sim) mais banheiros, Basta o senhor andar um pouco mais, sair do comodismo, no bloco do fundo da sede, possui mais 05 Privadas para o Masculino e 05 para o Feminino. Quanto ao veículo, procure se informar melhor antes de sair falando asneira, o Veiculo Toyota Corolla QCB 1769 é locado. O estado deixou de fazer aquisição de veículos novos, caso não saiba, a frota que está a disposição tanto da PM, UNEMAT, CIVIl e outros órgãos é tudo locado. Vejo que o professor por vez não tem conhecimento sobre a real situação do Orgão que critica. A reitoria fez mesmo uma reforma na Hall de Entrada, colocou um memorial de todos os Ex Reitores da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso. Lembrando do Papel importantíssimo que cada um realizou para tornar grande essa instituição. Criticar e denegrir a instituição é papel de pessoas que não conhecem o seu verdadeiro valor. A eleição para reitor é 2018. Candidate-se. Isso caso puder, coloque seu nome a disposição. O pleito é para Professores Efetivos, tah!! Sai do comodismo, venha atuar na administração pública, deixe de ser pedra, torne vidraça. Sei quem vc é!

  • por Josimar Dias de Oliveira, em 09.03.2017 às 20:38

    Professor José M. Guerreiro, talvez 2018 após a eleição para reitor não mude nada pode até entrar um dos pro reitor e ganhar porque o povo reclama mais vota. Espero que post á msg,

  • por Pablo Cacerense, em 09.03.2017 às 18:27

    Só críticas. Mas o título da notícia é um é o texto outro. Faltou essa observação dos comentaristas. E outra não é somente dinheiro para frente ou fundos, ou ar condicionado, ou isso ou aquilo item material. Concordo que com esses meios materiais trás conforto e praticidade. Mas o principal meio de melhor esse índice passa pela metodologia de ensino dos professores que em alguns casos é péssima e até inexistente. Não estou dizendo que o professor deve pegar na mão do aluno é tratar ao pão de ló, mas o professor deve assumir o compromisso de melhor capacitar os alunos e um ar condicionado ou um laboratório extremamente equipado, por si só, não fará isso.

  • por Aristides da Silva, em 09.03.2017 às 17:38

    Cotas para negros, índios, egressos de escolas públicas, etc... na minha modesta opinião, além do excesso de protecionismo "pedagógico" para não reprovar alunos, em muito agravam o problema veiculado nesta matéria.

  • por Juliana, em 09.03.2017 às 14:05

    Vergonhoso isso! Gasta milhões mensalmente para sair este resultado !!! A pergunta é que tipo de profissionais lançam no mercado ? Isto é mais apavorante para área da saúde !

  • por Prof. José M. Guerreiro, em 09.03.2017 às 13:25

    Também com essa gestão atual, (Reitora e Pró-reitores) não é novidade. Gestão que olha para o umbigo, que em vez de melhorar a estrutura mínima necessária para o desenvolvimento, compra carro novo (corolla 2017) reinaugura pela 11º vez a entrada da UNEMAT. Enquanto isso na Sede Adm só tem 2 privadas e 2 mictório no banheiro masculino para mais de 80 funcionários masculinos, frente e fundos parecendo um tijuco, campus com falta de estrutura, ar condicionado sempre com defeito, e etc. etc. etc. Só sobra uma chance eleições 2018. Tá chegando, Com certeza saíra um do Pró-reitores candidato, háaa mas vai levar de lavada, quero só ver kkkkkkkk

 
Sitevip Internet