Notícias / Politica

09/03/2017 - 08:15

Funcionários da Santa Casa de Pontes e Lacerda cobram repasses atrasados de Taques

Por Ericksen Vital e Thiago Andrade | Sinfra e Gcom-MT

Gcom MT/José Medeiros

 (Crédito: Gcom MT/José Medeiros)
Em visita ao município de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), o governador Pedro Taques entregou os maquinários que serão usados na manutenção da popular Estrada do Matão (MT-473). Ele também autorizou o lançamento do edital de licitação para pavimentação dos primeiros 7 km da rodovia. As menos quatro mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras executadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

A comitiva do Governo de Mato Grosso foi recebida com festa pela população de Pontes e Lacerda. Após uma grande carreata com mais de 100 veículos, Taques participou do lançamento da pavimentação da Estrada do Matão e da entrega dos maquinários. Na oportunidade, Pedro Taques lembrou que enquanto senador, pediu a federalização da Estrada do Matão e, em 2014, se comprometeu com a pavimentação dos 21 quilômetros até o Rio Alegre. "Agora estamos saldando o compromisso com o povo de Pontes e Lacerda no tocante a essa estrada", disse. 

O governador lembrou que fez o compromisso de repassar o maquinário em março de 2016, quando a capital foi transferida temporariamente para Vila Bela da Santíssima Trindade, no aniversário daquela cidade. No entanto, a associação não tinha a documentação necessária para receber a cessão de uso dos equipamentos. Sanado o problema, agora o maquinário está à disposição.

Taques também anunciou que a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) vai liberar cerca de R$ 1 milhão para pavimentação em Pontes e Lacerda. Anunciou ainda a destinação de uma área próxima da Unemat para a construção de um distrito industrial da cidade. 

"Os maquinários ficaram sob os cuidados da Associação do Matão. Com essa parceria, além das máquinas, repassaremos recursos financeiros e óleo diesel para a Associação manter a rodovia transitável", afirmou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

"O produtor rural pode ficar satisfeito com esse governo, porque não tenho dúvidas que o governador é amigo dos pequenos e estimula a agricultura familiar. Nos estamos muito satisfeitos. Obrigado por ter olhado para nossa Estrada do Matão", disse o presidente da Associação, Benedito Braga. 

O governador Pedro Taques entregou um conjunto de maquinários, composto por cinco caminhões basculares, duas motoniveladoras, uma escavadeira, um caminhão lubrificante e um cavalo mecânico com prancha.

Tambem serão construídas pela Sinfra duas pontes de concreto sobre o Rio Alegre e Córrego das Pedras, em Pontes e Lacerda. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Sinfra, firmou uma parceria com a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade para a construção de uma ponte de concreto, com extensão de 55 metros, sobre o Rio Capivari, localizado na MT-199, perímetro urbano de município.

As ações fazem parte da Expedição Pró-Estradas, que integra a Caravana da Transformação, programa que tem levado mais cidadania aos moradores dos municípios de Mato Grosso.

No lançamento da obra, o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcindo Barcelos, contou que o maquinário entregue pelo governo terá 60 mil litros de óleo diesel à disposição para trabalhar. 

O deputado estadual Wancley Carvalho, que é de Pontes e Lacerda, lembrou que da mesma forma que a ZPE de Cáceres sempre foi prometida para Cáceres, o mesmo aconteceu com a Estrada do Matão para Pontes e Lacerda. "O governador Pedro Taques está fazendo história em Pontes e Lacerda", garantiu.

Também da região, o deputado estadual e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Albuquerque, ressaltou que a Estrada do Matão tem uma grande importância social para a região, por isso, a importância de pavimentá-la. "Esse governo faz obra com preço justo e obra com qualidade. Será uma obra com começo, meio e fim", afirmou. 

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, destacou que há 15 anos não havia uma grande obra de infraestrutura na região de Pontes e Lacerda. 

Saúde 

No evento da lançamento da pavimentação, o governador Pedro Taques recebeu um grupo de funcionários da Santa Casa de Pontes e Lacerda que cobrava repasses da Secretaria de Estado de Saúde (SES) à unidade.

Antes mesmo de subir ao palanque, o governador conversou com os funcionários e buscou junto ao secretário de Saúde, João Batista Pereira da Silva, a resolução para a questão. 
 
Taques recebeu a informação de que o Estado já está regularizado todos os pagamentos, sendo que a competência de novembro consta em restos a pagar, a de dezembro foi paga no último dia 22 e a de janeiro teve a autorização de pagamento feita nesta semana e deve cair na conta da Santa Casa até a próxima segunda-feira (13.03). 

Toda situação foi repassada aos funcionários e, para acompanhar de perto a situação, o governador passou seu telefone pessoal a representante dos manifestantes, Cleonice Gomes. 

Ainda na saúde, Taques destacou que o Estado trabalha para construir um hospital regional em Pontes e Lacerda, cumprindo o compromisso de erguer uma nova unidade de saúde na região Oeste de Mato Grosso.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet