Notícias / Educação

07/03/2017 - 09:23

Embrapa e parceiros promovem em Cáceres o 3º dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nesta sexta-feira, 10 de março, será realizado o 3° dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Bioma Pantanal Matogrossense em Cáceres (MT).

O evento será no campo experimental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que é uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) acompanhada pela Embrapa Mato Grosso. 

É destinado aos agricultores, pecuaristas, silvicultores, estudantes, pesquisadores e profissionais vinculados ao agronegócio e demais interessados em implantar sistemas ILPF em sua propriedade rural.

Além do dia de campo, na quinta-feira, 09 de março, será realizado o quarto módulo do curso de capacitação sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Agricultura de Baixa emissão de Carbono (Plano ABC) no bioma Pantanal mato-grossense, no IFMT campus Cáceres Professor Olegário Baldo.

O objetivo do evento é manter um programa de treinamento diferenciado e contínuo (capacitação continuada), voltado para a formação de um grupo de agentes multiplicadores do conceito de ILPF e do Plano ABC no bioma Pantanal de Mato Grosso, utilizando-se da metodologia curso e visita técnica.

O curso (que inclui o dia de campo) contará com uma carga horária de 12 horas e tem como público alvo profissionais da Assistência Técnica e da Extensão Rural (pública), Assistência Técnica Rural (privada), estudantes de cursos técnicos e integrados ao Ensino Médio, graduandos em cursos das Ciências Agrárias e produtores rurais, potenciais interessados em implantar sistemas ILPF em sua propriedade rural.

Os interessados em participar do dia de campo, poderão se inscrever no local do evento a partir das 7:30h ou pelo site:  https://www.even3.com.br/3diadecampoilpf. As inscrições são gratuitas.

Após a abertura, que se dará às 08h, os participantes serão divididos em três grupos para percorrer o circuito das estações de campo.

Na Estação Silagem, o professor Paulo Ribeiro de Barros – IFMT/Campus Cáceres e o pesquisador Douglas Castrillon – Empaer, farão uma explicação sobre produção e conservação de alimentos para bovinos durante a estação seca do Pantanal mato-grossense.

Na Estação Pastagem e Economia, o pesquisador Orlando Lúcio Oliveira Junior – Embrapa Agrossilvipastoril, abordará as principais características e manejo das novas forrageiras lançadas pela Embrapa em 2016 e 2017. Já o pesquisador Miquéias Michetti – Unipasto & Imea fará uma explanação sobre a viabilidade econômica dos sistemas ILPF.

Na Estação Serviços Florestais, os professores e pesquisadores do IFMT campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Reginaldo Antônio Medeiros e Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves abordarão os principais serviços prestados pelo componente florestal dentro dos sistemas ILPF

Apoio

O 3º Dia de Campo em Cáceres é realizado pelo IFMT, Embrapa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O evento conta com apoio de diversos parceiros e patrocínio da Rede de Fomento à ILPF, grupo formado pela Cocamar, Dow Agrosciences, John Deere, Parker Schaeffler, Syngenta e Embrapa para fomentar a transferência de tecnologia sobre sistemas integrados de produção em todo país.

A integração lavoura-pecuária-floresta é um dos pilares do Plano ABC, programa de metas criado pelo Governo Federal para redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet