Notícias / Cidade

27/02/2017 - 11:38

Mesmo sem Carnaval, prefeitura de Cáceres tenta distribuir 56 mil preservativos

Por Jornal Expressão

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
A detecção de cinco novos casos de AIDS, entre os meses de janeiro e fevereiro, reforça a campanha de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), no período de carnaval, em Cáceres. A prefeitura, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializado, órgão ligado a Secretaria de Saúde, distribuiu gratuitamente, na quinta-feira e  sexta-feira (23 e 24) 56 mil preservativos, masculino e feminino, em pontos de concentração populares.

O foco da campanha neste ano é a população jovem. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de HIV/AIDS no público da faixa etária de 15 a 24 cresceram 85% nos últimos 10 anos. Por isso, a proposta é incentivar a nova geração a usar os preservativos. Ainda conforme o Ministério da Saúde, no Brasil existem 260 mil pessoas convivendo com o HIV e que ainda não estão em tratamento e também 112 mil brasileiros que tem o vírus e não sabem. Alerta que além de prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, o uso contínuo da camisinha também evita a gravidez indesejada.

Os jovens são o foco da campanha, já que essa é a faixa etária que menos usa camisinha. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013. Fonte: WWW.aids.gov.br

Gerente do CTA/SAE, Elaine Alves de Carvalho, explica que essa realidade também é verificada em Cáceres. Ela revela que os casos de AIDS aumentam gradativamente ano a ano. Explica que em 2015 foram detectados 20 novos casos da infecção; em 2016 já foram 28. E, em 2017, em menos de dois meses – entre 1 de janeiro a 17 de fevereiro, já foram detectados 5 novos casos da doença. A maioria, segundo ela, na faixa etária de 18 a 24 anos. Ao todo conforme Elaine Carvalho, 178 pacientes estão em tratamento para HIV/AIDS no município.

A gerente explica ainda que em Cáceres, assim como no Brasil vem aumentando o número de casos de Sífilis. Ela diz que nos testes rápidos realizados pelo CTA no ano de 2016 foram diagnosticados 59 casos. Já neste ano até o dia 17 de fevereiro já foram 8 os resultados reagentes. Os casos da doença também veem aumentando consideravelmente, tanto em adultos quanto em gestantes seguindo a tendência nacional.  Em 2010 explica ela, o município não havia registrado nenhum caso da doença em adultos, mas em 2015 notificou 37 casos novos. E em 2010 registrou 5 casos em gestantes e em 2015 este número subiu para 14 casos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet