Notícias / Economia

27/02/2017 - 05:54

Indústria alemã de beneficiamento de madeira poderá ser a primeira a se instalar na ZPE

Por Jornal Expressão

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Indústrias de beneficiamento de madeira, borracha, couro e medicamentos serão as primeiras a se instarem na Zona de Processamento de Exportação – ZPE de Cáceres. A principal delas, uma empresa alemã, ligada a Floresteca, deverá ser a primeira a receber a autorização para operara no distrito industrial. Ao todo existem 17 empresas inscritas para se instalarem na área.

A revelação foi feita, com exclusividade ao Jornal Expressão e site Expressão Noticias, pelo diretor-presidente da Associação da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedrinho Lacerda, ao informar que, inclusive, executivos da multinacional já estiveram em visita a Cáceres para tratar do assunto.
Ressaltou que, embora disponha das cartas de intenção, por questões comerciais, a associação não está autorizada a fornecer os nomes das indústrias.

“Quando se trata de questão de ordem industrial, principalmente de multinacionais, a situação se torna muito complexa. Não podemos ir de encontro a essas normas. Por isso, não estamos autorizados a fornecer nomes” afirmou assinalando que “o que podemos garantir é que, assim que as instalações estiverem concluídas teremos várias empresas na área”

O presidente da AZPEC reafirmou que o governador Pedro Taques, estará em Cáceres, no próximo dia 9, para dar a ordem de serviço para início das obras. Lacerda explicou que, antes dessa data, na tarde de quarta-feira de cinzas, a comissão de licitação da ZPE irá abrir os envelopes das 4 empresas para saber qual a classificada para executar as obras físicas do projeto.

“Os envelopes serão abertos na Secretaria de Estado das Cidades (SECID) e a partir do momento em que teremos o nome da empresa vencedora, será feita a assinatura dos contratos e, posteriormente, no dia 9, em Cáceres, o governador Pedro Taques, dará a ordem de serviço” explicou. Lacerda acredita que, no máximo 40 dias serão iniciadas as obras.

Ele explicou ainda que, ao contrário do que foi divulgado pela imprensa estadual, o governo não desclassificou as 4 empresas concorrentes da licitação. O que houve, segundo Lacerda, foi a recomendação da SECID para que elas fizessem um melhoramento na formalidade técnica das propostas e que esses pequenos reparos já foram feitos.

O projeto está orçado em R$ 60 milhões, sendo que R$ 17 milhões previstos para a primeira fase, já estão garantidos pelo Governo do Estado. Entre os objetivos da ZPE, está a atração de investimentos nacionais e internacionais para Mato Grosso, com a possibilidade de redução de custos em razão da tributação diferenciada.

A ZPE

A ZPE de Cáceres será construída em uma área de 239,68 hectares e dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. O complexo contemplará principalmente empresas das áreas de agronegócio e alimentação. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à sua localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via oceano Pacífico.

Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão. Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estação elétrica de estações elétricas.

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s) são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. O governador Pedro Taques, avalia que a ZPE será a redenção econômica não apenas da região de Cáceres, mas de todo o Estado de Mato Grosso. O prefeito Francis Maris Cruz, acredita que, em 10 anos, com a implantação da ZPE Cáceres será a maior economia do Estado.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ANTONIO DAN, em 27.02.2017 às 17:42

    Sou vizinho da ZPE, estou sorrindo.

  • por Rafa, em 27.02.2017 às 15:56

    Estou até vendo, se essa ZPE sair mesmo o que vai ter de político falando que foi por ele que a tal ZPE saiu não vai estar escrito ! Politicagem acenando para o povo, dando xau e beijinhos, batendo no peito e dizendo que ele teve participação para zpe sair, enquanto isso, um trabalha forte para depois uma corja vir querendo dar um de salvadores da pátria se fazendo de super man da politicagem cacerense ! E enquanto isso na câmara ...... não se escuta bem o respirar do povo para ajudar a levantar nem que seja uma pena ! Mas o salário óóóóó ( astronômico )

  • por Junior, em 27.02.2017 às 15:49

    Isso se algum político politiqueiro não Meter a pata para estragar o que está em andamento, coisa normal na politicagem porca que impera em cáceres ! Esperamos que isso se concretize e não fique só na boca mole !

  • por Barbara, em 27.02.2017 às 15:43

    Duvido que vao concluir estas obras dentro do prazo previsto...se e que vao concluir...

  • por Bugre, em 27.02.2017 às 09:51

    Tudo devido aos esforços do Dr. Leonardo. Obrigado deputado!

 
Sitevip Internet