Notícias / Educação

16/02/2017 - 10:39

Em Cáceres, secretário anuncia reforma da Escola do CAIC

Por Camila Cecílio e Helson França

Junior Silgueiro

 (Crédito: Junior Silgueiro)
Em visita ao município de Cáceres nesta quarta-feira (15.02), o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, anunciou a construção de três novas escolas na região, além da reforma em outras três. As novas unidades serão erguidas por meio de convênios firmados entre a Seduc e a prefeitura local.

Duas das escolas contarão com 16 salas de aula, tendo capacidade para atender, cada uma, 480 alunos por turno. As unidades, sendo uma prevista para o bairro Vila Irene e outra no Vila Real, serão climatizadas e possuirão laboratórios de informática e quadras poliesportivas.

A outra escola deverá ser construída no bairro Jardim Universitário e terá 18 salas de aula (até 540 estudantes por turno). “Estamos dando prosseguimento a uma determinação do governador Pedro Taques, que é a de levar os melhores equipamentos públicos para os lugares que mais precisam”, esclareceu Marrafon.

As unidades de ensino que passarão por reformas são a EE Leopoldo Ambrósio Filho, EE São Luiz e a EE Criança Cidadã. As duas primeiras, conforme Marrafon, deverão ganhar uma “atenção especial”, por conta das más condições. A previsão é de que todas as obras nas seis escolas tenham início ainda no primeiro semestre deste ano.

Seduc Interativa

Durante sua passagem pela cidade, o secretário teve a oportunidade de se reunir com a comunidade escolar e profissionais da educação. O encontro faz parte da Seduc Interativa, iniciativa que começou em janeiro e que foi criada para percorrer os 15 principais polos do Estado, apresentando o Pró-Escolas a população.

O Programa prevê o desenvolvimento de ações em ações em ensino, estrutura, inovação e esporte, com a finalidade de melhorar a aprendizagem e de reduzir a evasão escolar a zero, no curto e médio prazos.

Os 15 principais polos são os municípios que abrigam os Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro). Até o final deste mês essa etapa deve ser finalizada. “Ao final desse processo, nós iremos sintetizar tudo o que foi sugerido, discutido, e as demandas que surgiram, para que cada um sinta como se estivesse colocando um tijolinho nessa grande construção conjunta”, destacou Marrafon.

A diretora do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) “Professor Milton Marques”, Edileuza da Silva Oliveira, avaliou como muito importante a presença da Seduc, na figura do secretário, no município. “O diálogo sempre é válido. Somente assim é que podemos avançar e elevar a qualidade do ensino. Fiquei contente em ser ouvida e também em conhecer com mais detalhes o que está sendo planejado para Cáceres e outras cidades do Estado”, afirmou.

Para Cícero Elivaldo Gonçalves, assessor pedagógico de Cáceres, apresentadas as propostas, o momento é de “trabalhar para que todas as melhorias possam ser efetivadas, com celeridade”. Segundo ele, a atual gestão da Secretaria, por meio de ações que privilegiam o diálogo, tem demonstrado um interesse real em buscar uma maior proximidade com a comunidade em geral, para superar os desafios pela busca de uma educação de mais qualidade.

Nos próximos dias a Seduc Interativa passará pelos municípios de Diamantino (17.02), Alta Floresta (20.02) e Matupá (21.02).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet