Notícias / Cidade

14/02/2017 - 12:48

Famílias denunciam supostas irregularidades na entrega das casas do Residencial Vila Real

Por Jornal Expressão

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Antes mesmo de serem entregues começam surgir denuncias sobre supostas irregularidades no cadastro das 490 casas do programa federal “Minha Casa Minha” do Residencial Vila Real. As denúncias são, principalmente, de mutuários que foram contemplados em 2012, sendo aprovados em todas as etapas do processo e que, agora passaram para lista de reserva. Entre eles, está uma mulher idosa, deficiente (surda-muda) que mora de favor e que perdeu o direito. Sentindo prejudicados os mutuários irão recorrer ao Ministério Público.

“Eu fui aprovada em todas as etapas do processo em 2012. E, agora depois de mais de quatro anos de espera, do nada, retiraram o meu nome e colocaram na lista de reserva. Infelizmente teremos que recorrer para garantir os nossos direitos” afirmou Viviane Vitorazzi, moradora de aluguel, mãe de três filhos, dos quais um deficiente. Além dela também foram excluídas as mutuárias Elis Carla de Souza, vendedoura de salgado, a noite na praça da feira, Selma Landim, moto-taxista que também mora de favor na casa de uma parente no bairro Rodeio.

Todas estavam à espera das casas, após serem aprovadas na seleção feita em 2012 e que agora passam a integrar o cadastro de reserva. O caso mais curioso, no entanto, é da dona Maria Conceição Silva. Idosa, a mutuária tem duas deficiências: é surda e muda. Impossibilitada de agir, ela passou uma procuração para que a irmã, Carmelita da Silva, possa defender os seus direitos.

Secretário interino de Ação Social, Higor Fauber Lemes, atribuiu a responsabilidade à Caixa Econômica Federal (CEF). Ele informou que, pelo menos, 50 pessoas que haviam sido aprovadas, em 2012, desta vez, não tiveram os dossiês aprovados pela entidade. Explicou que ficaram fora os que não se enquadram nos critérios da Caixa Econômica e no perfil do mutuário do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com a Secretaria de Ação Social, 637 famílias foram cadastradas para o programa. 490 serão sorteadas e as demais farão parte de um cadastro reserva. A previsão de entrega, de acordo com a Secretaria de Ação Social, é o final do mês de fevereiro. Porém, poderá mais uma vez, ser prorrogado. A secretária diz que o período chuvoso está prejudicando os serviços de limpeza no residencial. O cadastro dos mutuários foi apresentado ao Conselho Municipal de Habitação, na semana passada.

O Residencial Vila Real é sinônimo de imbróglio. Concluído ainda na gestão do então prefeito Túlio Fontes, as unidades não foram entregues aos mutuários por uma falha no projeto. “Esqueceram” de inserir na planta a execução de rede de esgoto. A partir dai as casas ficaram praticamente abandonadas a mercê de ações de vândalos. Somente no ano passado, depois de muita pressão política, o governo do Estado, entrou com a contrapartida para realização da obra.  Agora, depois de quatro anos de espera, antes mesmo da entrega das casas já surgem denuncias de irregularidades.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por elayny, em 12.04.2017 às 23:11

    ESQUECERAM DE AVERIGUAR AS BENEFICIADAS DE NUMERO 85 ELA É FILHA DE UM COMERCIANTE MUITO BEM SUCEDIDO, JÁ TEM CASA QUE ESTA ALUGADA TEM ESPOSO É CASADA, ESPOSO ESSE QUE DIRETO TROCA DE AUTOMÓVEL, 185, 327 ESSA PESSOA ESTA VENDENDO SUA RESIDENCIA EM CAMPOS DE JULIO E É AMIGA DA ASSISTENTE SOCIAL CRISTIANE FOI ASSIM QUE CONSEGUI GANHAR AMIZADE É TUDO HOJE EM DIA NÉ CRIS

  • por KETLEEN, em 07.03.2017 às 10:29

    Não TENHO CASA, ESTIOU DESEMPREGADA, TENHO TRÊS FILHOS E ESPERANDO ESSA CASA A CINCO ANOS. NA ULTIMA HORA FUI PARA A LISTA DE RESERVA POR CAUSA DE PESSOAS QUE FIZERAM DENUNCIAS ERRADAS, E ATE HOJE EU ESPERO A VISITA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL QUE NUNCA VEIO AVERIGUAR MINHA SITUAÇÃO. TRISTE REALIDADE. Ketleen Claudia garcia costa

  • por Ali Kamel, em 16.02.2017 às 05:10

    Estamos indignados com essa situação. Respeito com a população!!!

  • por Jose Carlos, em 14.02.2017 às 23:46

    Apenas faço uma pergunta a este secretário, porque o se HILARIO CASTRILLON e esposa, foram sorteados ja que o mesmo tem residencia no bairro Nova Era, onde o mesmo tem sua oficina. Estes sorteios quer a Caixa ou a propria secretaria, faz o mesmo com tramoia. Não somente o HILARIO, possui residencia em outro lugar como varias outras sorteadas(os) tem , isto o fazem para ser comerciada depois, ja que não tem fiscalização, se fossem pessoas integras para fazerem estes sorteios, talvez os nesecitados ganhariam casas, tanto a Caixa como a Secretária de Ação Social, que sãoconiventes com este tipo de coisas fazem estas barbudias, Hora do MP fazer uma invistigação nestas aberrações que esta acontecendo.

  • por MARIA, em 14.02.2017 às 16:05

    QUER DIZER QUE UMA PESSOA QUE É SURDA, MUDA E COM DEFICIÊNCIA NÃO CORRESPONDEM AOS CRITÉRIOS DA CAIXA MAS PESSOAS QUE TEM SÍTIO E CASA E MORADOR FORA DO MUNICÍPIO CORRESPONDE AOS CRITÉRIOS DA CAIXA. SÃO AS BENEFICIADAS DE NUMERO 48,328,339 E 489.

 
Sitevip Internet