Notícias / Politica

14/02/2017 - 09:32

Presos do Cadeião vão fazer os uniformes dos alunos das escolas municipais de Cáceres

Por Lis Ramalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A finalidade de uma penitenciária além de castigar, é a reinserção, onde após a liberdade, a pessoa possa ser incorporada novamente à sociedade. A reinserção social de um indivíduo mostra um trabalho interdisciplinar a partir de diversos pontos de vista, graças ao apoio educativo, psicológico e a realização de alguma atividade, como meio de transmissão de valores positivos.

É desta forma que o projeto "Costurando a Liberdade" quer proporcionar aos reeducandos da cadeia pública de Cáceres; a capacitação, com objetivo de reinseri-los com integridade, na sociedade. O projeto contou com apoio do deputado Dr. Leonardo (PSD), que através de emenda parlamentar destinou mais de R$ 50 mil para a construção da sala, inaugurada nesta segunda-feira (13).

As roupas, segundo o diretor da unidade, Revétrio Francisco da Costa, serão confeccionadas para os próprios presos, bem como para outras cadeias da região. Uma parceria com a prefeitura de Cáceres vai proporcionar que os reeducandos também façam a confecção dos uniformes das escolas municipais. Foram escolhidos 20 presos para serem capacitados neste primeiro momento. Os critérios para a escolha, segundo o diretor, foram a boa conduta e o tempo da pena. Além deste projeto, a cadeia de Cáceres tem outras ações voltadas a reinserção social dos presos.

"É uma grande conquista para nós gestores, aos familiares e aos próprios presos, que através deste trabalho poderão remir a pena e sairão qualificados com a esperança de um futuro melhor. A cada três dias trabalhados é um dia a menos na pena", informou.

Para o deputado Dr. Leonardo, essa é uma forma de incentivá-los a mudança pessoal, além de ser uma forma de ressocializá-los, pois muitos presos saem da cadeia sem nenhuma perspectiva de vida social. "Precisamos oportunizá-los, pois, é o nosso dever enquanto poder público devolvê-lo melhor à sociedade. Hoje em dia, infelizmente, os presos por falta de oportunidade, de cursos, capacitação dentro dos presídios, saem piores do que entraram. Nós queremos que eles sejam pessoas melhores, para que não precisem novamente fazer o que fizeram para estarem lá. E quem ganha somos todos nós. Agradeço ao trabalho do diretor Revétrio e também dos nossos valorosos agentes penitenciários, que por meio da sub-sede de Cáceres, também está conosco nessa luta", destacou.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MANEZINHO, em 15.02.2017 às 15:09

    SE TODAS AS PENITENCIARIAS DO BRASIL ADOTACEM ESSE SISTEMA COM CERTEZA TERIA MELHORES PESSOAS REIINTREGADAS A SOCIEDADE.

  • por Marcio Lemes, em 14.02.2017 às 10:08

    Excelente iniciativa! Parabéns!

 
Sitevip Internet