Notícias / Economia

13/02/2017 - 09:44

Sem couro, Curtume Panorama e Proteínas MS podem fechar em Cáceres

Por Jornal Expressão

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Uma disputa comercial pelo mercado do couro bovino pode provocar o fechamento de duas empresas e deixar cerca de 200 famílias desempregadas, em Cáceres. Embora o município seja o maior produtor de rebanho bovino do Estado e ocupando o quarto lugar no ranking nacional, com 1.083.531 cabeças, conforme dados do IBGE, o Curtume Panorama, instalado há 10 anos no Distrito Industrial, está na eminência de baixar as portas por falta de matéria prima. Além do curtume a Proteínas MS também corre o mesmo risco.

O possível fechamento da empresa pode levar na esteira a indústria de Proteínas MS também instalada no distrito que depende 100% da matéria prima do curtume para manter as atividades. A Proteínas MS trabalha com raspagem de couro para produção de proteínas.

O couro produzido em Cáceres está sendo comercializado em curtumes de Cuiabá. O Curtume Panorama necessita de 15 mil couros/mês para serem processados. Contudo, a empresa já vinha com dificuldade de matéria prima, processando, mensalmente, apenas cerca de 8 mil couro. Até em 2016, o curtume empregava 100 trabalhadores diretos, já reduziu o quadro pela metade e, conforme a direção, se não houver uma saída para o impasse, deverá fechar as portas, em definitivo, nos próximos meses.

Do total de couro processado, 70% era fornecido pelo Frigorífico 3M, localizado em Cáceres. A partir do mês de janeiro, deste ano, sem maiores justificativas, o frigorifico por gestão interna passou a comercializar o produto para um curtume da capital, deixando o Panorama sem matéria prima para processar.

À reportagem do Jornal Expressão e site Expressão Notícias o gerente do Curtume Panorama, Gilmar Wilson dos Reis, confirmou que a empresa passa por dificuldades por falta de matéria prima e que vem mantendo conversações com a direção do Frigorífico 3M no sentido de recuperar os couros que até no final do ano passado eram fornecidos pela referida empresa.

“Estamos na esperança de que as conversações sejam positivas e que o Frigorifico 3M volte a fornecer matéria prima para o Panorama. E, para que dessa forma possibilite que o curtume continue funcionando” disse Gilmar sem entrar em maiores detalhes.  À reportagem a resposta do frigorífico foi que os diretores estavam em viagem e que assim que retornassem entraria em contato o que não aconteceu.

Acompanhando a situação, o prefeito Francis Maris Cruz também entrou em contato com a direção da empresa. Ele chegou a agendar uma reunião, na terça-feira (7) com os diretores, mas até na manhã de sexta-feira (10), não havia acontecido. Um dos sócios informou que o responsável pelo setor de venda de couros estava em uma viagem e por isso não compareceria. No mesmo dia o prefeito se reuniu com os vereadores e expôs a situação. Ainda na quarta-feira, Francis participou de uma reunião na sede do Sindicato Rural, sugerindo aos pecuaristas o estudo de uma solução para o problema.

A preocupação com o possível fechamento das empresas e consequentemente a demissão dos funcionários levou o prefeito e o vereador Valter Zakarquim recorrerem a autoridades políticas do Estado. O prefeito entrou em contato com os deputados doutor Leonardo e Nininho. Leonardo, segundo ele, por ser representante de Cáceres e Nininho, por se amigo pessoal dos empresários. Zakarquim manteve contatos com o deputado Mauro Savi.

“Estamos recorrendo de toda forma. Não vamos admitir que por motivos, meramente, comercial uma empresa provoque o fechamento de indústrias e demissões de funcionários em nossa cidade” afirmou Francis. O vereador Valter Zakarquim disse que “isso ocorrendo irá ficar ruim até mesmo para os empresários do frigorífico. Os produtores irão avaliar melhor antes de fazer negócios com essa empresa”.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bugre pantaneiro, em 14.02.2017 às 13:43

    Eu não entendo o porque do prefeito ir atrás das indústrias que vão fechar e oferecer benefícios para que fiquem na cidade de Cáceres e assim continuar gerando empregos e rendas em nossa cidade, Cáceres precisa de um prefeito arrojado que vá atrás de indústrias para se instalarem e dar condições e benefícios para que estás fiquem aqui e assim trazendo o desenvolvimento para nosso município que tanto carece de empregos, nosso povo está indo embora para outras cidades em buscas de emprego. Fica a dica Prefeito de Cáceres e políticos de nossa princesinha do rio paraguai que tanto sofre com o retrocesso.

  • por SUZANA REIS, em 13.02.2017 às 18:35

    Estava demorando para isso acontecer. O que me deixa intrigado foi quando o JBS fechou o curtume(antiga Tannery) onde foi investido mais de 10 milhões na gestão JBS, maquinas todas novas ou foram reformadas,compra de novos equipamentos,capacitação dos funcionários, sem conta na ETE que foi toda reformada. Ai vai la a SEMA e embarga, exigiram mil e um documento que foi feito e ainda por cima multaram e ficaram no pé ate fechar. Não foi feito nada por ninguém ,seja politico,empresários,vereadores . Acabou nisso, tudo parado,por falta de incentivo e ganancia de alguns(dinheiro fácil que não conseguiram). infelizmente se fecha nenhum dos dois curtume abre mais. Uma cidade não vive só de pesca. vai afunda cada vez mais. Bandidos e corruptos que so querem dinheiro do povo. tomara que não fecha e o JBS um dia volte a abrir o curtume também. USE COURO VOÇE MERECE.

  • por joao, em 13.02.2017 às 14:35

    Todos sabem que esse frigorifico 3M é lavagem de dinheiro! Segundo ninguem sabem quem é os donos so quem trabalhou la sabe como é desorganizado o frigorifico mesmo esta no nome de laranjas. terceiro a JBS esta acabando com os frigorificos exemplo disso foi Quatro Marcos fechado e Cáceres. Sr. Prefeito junte os seus amigos fazendeiros da região e monte um frigorifico e forneça couro para Panorama e Proteínas MS. A sim vai gerar muito emprego na cidade

  • por marsofo, em 13.02.2017 às 11:24

    Esse impasse, pela logica, é puramente de cunho comercial. Certamente, A deixa de fornecer B, por não aceitar o preço oferecido para essa negociação. A lei natural do livre mercado, impõe-se, e obriga A à procurar melhor oferta, quando então aparece C e faz uma proposta viável aos seus interesses. Negocio fechado sem mais impedimentos. Se A desejar resgatar a relação comercial perdida, simplesmente terá de se envolver com uma renegociação diretamente com B. Como os politicos sempre desejam tirar proveitos das situações, por mais peculiares que sejam, já meteram o bedelho nessa questão que não lhes competem. E por falar nisso, como se encontra a situação, sempre confusa, da implantação da ZPE ? Isso sim é assunto para politico resolver, senão ficaremos mais 30 anos esperando.

  • por marlei, em 13.02.2017 às 10:22

    Difícil situação de nosso Município dessa forma jamais irá crescer, pois sem a visão de crescimento e por ter empresarios , que visam só o proprio umbigo a cidade fica fadada ao desemprego, familias passando necessidade . sugestão prefeito ofereça um incentivo ao frigorifico quem sabe o dono muda de ideia .

 
Sitevip Internet