Notícias / Mato Grosso

12/02/2017 - 10:16

População deve ficar atenta ao fim do horário de verão que termina no próximo domingo

Por Rayane Alves/HiperNotícias

HiperNotícias

 (Crédito: HiperNotícias)
O horário brasileiro de verão está previsto para encerrar no próximo domingo (19). A mudança começou no dia 16 de outubro e vai durar 141 dias. A expectativa é reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico (18h às 21h).
 
Em 2015, a alteração iniciou no dia 18 de outubro e se estendeu até o dia 21 de fevereiro de 2016. Mato Grosso teve uma redução de 4,64% na demanda do consumo. Na época, a Energisa previa redução de 4,3%.
 
A variação em adiantar o relógio em uma hora é uma determinação do Governo Federal para melhorar a confiabilidade e a segurança operacional do sistema elétrico nacional.
 
Na avaliação do Governo, o ajuste é uma forma de aproveitar os dias mais longos, com cerca de uma hora e meia a mais de luz solar, permitindo que a iluminação pública seja acionada mais tarde que o normal. Isso ajuda a aliviar a carga dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica durante os horários de pico.
 
Para Mato Grosso, a previsão de redução está na faixa de 0,90%. Esse percentual equivale a 29,2 gigawatts-hora (GWh), suficientes para abastecer um município do tamanho de Chapada dos Guimarães por onze meses, Poconé por quatro meses ou Lucas do Rio Verde por dois meses. A concessionária de energia ainda não oficializou a estimativa.
 
CURIOSIDADES

O horário de verão foi inventado por Benjamin Franklin, em 1784, cujo intuito era alterar o horário para economizar as velas que eram utilizadas na iluminação das ruas, avenidas e residências. No entanto, foi na 1ª Guerra Mundial (1914-1918) que esse horário se tornou definitivo, tanto na Alemanha quanto na Inglaterra, e a partir de então o costume se difundiu pelo mundo.
 
No caso do Brasil, o relógio é adiantado em uma hora, mas existem países que adiantam duas horas e outros diminuem o horário. Tudo depende do que for mais conveniente para a região. Mas, nos dois casos, a mudança serve para fazer com que 'demore mais' para anoitecer e as pessoas gastem menos energia elétrica e, assim, possam aproveitar mais a luz do sol para fazer caminhada, jogar bola entre outras atividades.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet