Notícias / Cultura

11/02/2017 - 12:26

Lançado mais um livro sobre o Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Pantanal é um bioma constituído por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com aproximadamente 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, além de englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia. Com o objetivo de divulgar as belezas naturais e a diversidade da fauna, flora e ecossistema da região, aFMC Agricultural Solutions e o Ministério da Cultura lançam o livro "Olhos do Pantanal". O título é parte integrante do projeto "Publicação de Livros Fotográficos – Pantanal, Mata Atlântica e Pampas", do Pronac, nº 1410573 - aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
 
​Foto: Tiago Marcelino 

O projeto – que retrata parte da grandeza deste bioma – teve início em abril e foi finalizado em dezembro de 2016. Liderado pelo fotógrafo Tiago Marcelino, o roteiro escolhido foi o da MT-060, também conhecida por rodovia Transpantaneira. Este trajeto liga a cidade de Poconé-MT ao distrito de Porto Jofre e possui 140 km de chão de terra e 125 pontes de madeira. Uma curiosidade é que entre a seca e a época chuvosa, as paisagens do Pantanal são bem distintas. Os tons pardos e ressecados dão lugar a uma explosão de cores e vida.

"Ao todo foram tiradas 10.228 fotos e o livro possui 252. Não conhecia o Pantanal e todas as experiências que vivenciei foram marcantes. Algo que me impressionou foi a hospitalidade do pantaneiro e o amor que eles tem pela região. Devemos preservar e proteger essa região, um dos únicos lugares do mundo onde é possível encontrar uma diversidade tão rica de espécies", conta Tiago.
 
​​Foto: Tiago Marcelino 

Para o Vice Presidente FMC América Latina, Ronaldo Pereira, o Pantanal é bem mais do que os 250 km² de área e sua imensidão não pode ser calculada pelo tamanho e sim pelo seu valor. "Por onde quer que olhamos, a vida se faz presente em uma mistura de cores e movimentos. É uma honra para a FMC fazer parte desse projeto que divulga e enaltece um dos maiores biomas do nosso planeta. Agradeço ao Tiago pelo fantástico trabalho fotográfico e espero que o livro alcance o maior número de pessoas possíveis para que, assim como eu, se encantem pelas belas imagens retratadas", ressalta.

A distribuição é gratuita e está sendo direcionada a bibliotecas públicas e centros de cultura. O livro está disponível para apreciação e download no link:
https://www.fmcagricola.com.br/portal/manuais/olhos_do_pantanal/index.html

Sobre a FMC
 
Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com
 
Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, arroz, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet