Notícias / Educação

09/02/2017 - 18:06

Professora do IFMT Pontes e Lacerda lança livro neste sábado (

Por Thiago Almeida/Assessoria

Neste sábado (11), a partir das 19h30, acontece no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, a solenidade de lançamento do livro "O Visconde de Taunay e as ruínas da modernidade em Mato Grosso", da professora Gislei Martins de Souza.

A obra é fruto do resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Estudos de Linguagem realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre 2009 e 2011. A meta, de acordo com Gislei, era realizar um estudo profundo das obras Inocência (1972) e A cidade do ouro e das ruínas (1891), do escritor Alfredo d'Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay. "As obras projetam o cenário mato-grossense como um lugar a partir do qual foi possível refletir sobre as contradições existentes na sociedade brasileira, as quais o discurso de certos intelectuais, como José de Alencar, ignoravam ao construírem uma imagem positiva do país aos olhos de fora", comentou Gislei.

Para fundamentar seu trabalho, a autora se utiliza de bases teóricas de Hardman (1988), Faoro (1992), Schwarz (1992), Sevcenko (2003), Maretti (2006), Castrillon-Mendes (2007), dentre outros, que tratam do modo como o discurso sobre a modernidade entrava em choque com a realidade brasileira do período. "Por meio de suas obras, Taunay produziu uma imagem do interior brasileiro capaz de desconstruir os estereótipos do sertão retratados por outros autores. Com isso, foi possível a Taunay repensar o Brasil do século XIX a partir de um olhar voltado para o interior, de modo a inserir Mato Grosso no contexto histórico nacional", disse.

BIOGRAFIA

Gislei Martins de Souza cursou Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) entre 2004 e 2008. Iniciou em 2009, o Mestrado em Estudos de Linguagem pelo Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá – MT. É docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste. Além disso, está cursando, desde o ano de 2013, o programa de Doutorado em Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" (UNESP), em Assis – SP, cuja pesquisa trata da série literária Inferno Provisório, de Luiz Ruffato, com vistas a compreender de que modo a figuração das experiências do homem contemporâneo traz a ruptura do tempo ficcional.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet