Notícias / Politica

09/02/2017 - 09:12 | Atualizado em 09/02/2017 - 09:36

Novas regras penaliza homem do campo, afirma deputado

Por Adrielle Piovezan

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), criticou duramente nesta terça-feira (07), o novo regime da aposentadoria rural, inserido na proposta de reforma da Previdência, apresentada pelo Palácio do Planalto. Segundo ele, a medida causará forte impacto na vida do agricultor familiar, submetido na maioria das vezes, a um trabalho duro e exposto a intempéries. 
 
"A nova proposta prevê uma contribuição obrigatória, de que forma o trabalhador do campo que sobrevive apenas da plantação poderá pagar regularmente a previdência? Todos sabemos que as pessoas que trabalham na roça não recebem todo mês, há um tempo específico para arar a terra e para colher," indagou. 
 
O parlamentar mato-grossense considerou ainda a vida difícil de milhares de trabalhadores do campo de todo Brasil. "Sou filho de pequeno agricultor, sei das inúmeras dificuldades porque vivi isso na pele; na maioria das vezes, sobrevivendo com um mínimo de recurso; asseguro que é uma vida sofrida, trabalhando debaixo de chuva e do sol forte e, renegado ao envelhecimento precoce", disse ele. 
 
Fonseca destacou que a retirada dos direitos implicaria no êxodo rural e pobreza extrema no campo. "O novo texto é desumano e agressivo, a comunidade rural não aguentará esse forte impacto, a maioria começa a trabalhar muito cedo, não deve-se cometer tamanha injustiça". 
 
Conforme o texto apresentado pelo governo federal, o homem e a mulher só poderá se aposentar aos 65 anos e tempo mínimo de contribuição de 25 anos. De acordo com a regra em vigência, o homem se aposenta com salário mínimo aos 60 e as mulheres aos 55 anos de idade.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet