Notícias / Educação

07/02/2017 - 18:59

Professoras da Unemat tem projeto publicado pelo Ministério da Saúde

Por Hemilia Maia

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Ministério da Saúde (MS) acaba de disponibilizar o minidocumentário e o livro InovaSUS 2015 - Gestão da Educação na Saúde no portal Comunidade de Práticas  https://cursos.atencaobasica.org.br/evento/17140. A publicação traz 38 experiências inovadoras em saúde e premiadas em 35 cidades de 18 estados brasileiros. 

Entre os capítulos da publicação está o trabalho das professoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela 'Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviço: (trans)formando paradigmas'.

Segundo os editores o minidocumentário mostra o que essa seleção teve de inovador e também o que é “inovar” para cada um dos 38 projetos selecionados nas cinco regiões do país. O livro traz fotografias, depoimentos e narrativas dos projetos. Para compor as imagens e percepções a cerca desse trabalho a equipe do MS selecionou 10 projetos que melhor representaram as temáticas "Integração ensino, serviço, comunidade" e "Educação permanente em saúde".

Em dezembro de 2015 as professoras Fabiana Silva e Denise Cortela submeteram o relato: 'Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans)formando paradigmas’ no  ‘Concurso Prêmio InovaSUS 2015'. Quatro meses depois, em abril de 2016, foi divulgado o resultado e o relato ficou em terceiro lugar na Região Centro-Oeste na categoria 'Gestão da Educação'. O prêmio pela colocação foi de 90 mil reais a serem pagos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Fabiana Silva lembra que a premiação ainda não chegou, "mas mesmo antes do repasse desses recursos, já estamos desenvolvendo as oficinas de formação e capacitação para docentes, acadêmicos, preceptores (profissionais de saúde que coordenam atividades de estágio) e agentes comunitários de saúde. Mais adiante a iniciativa será estendida a gestores municipais e representantes da comunidade", explicou a professora.

As imagens do projeto, presentes na edição, foram feitas durante uma oficina. Na ocasião uma rede de pesca foi utilizada como instrumento para mostrar aos 54 agentes de saúde e controle de endemias, de Cáceres, como cada profissional se conecta a grande Rede de Saúde do município. A atividade foi desenvolvida nas dependências da Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres, as margens da Baía do Malheiros.  
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet