Notícias / Mato Grosso

05/02/2017 - 10:25 | Atualizado em 05/02/2017 - 12:27

Superintendente do Ibama diz que pesca ainda está fechada em MT

Por G1MT

TVCA

 (Crédito: TVCA)
A piracema terminou no dia 31 de janeiro nos rios de Mato Grosso, a pesca continua proibida nos chamados rios federais. A informação é do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), responsável pela fiscalização nesses rios. Os que ainda não tiveram a pesca liberada são os Madeirinha, Roosevelt, Guariba, Aripuanã, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai e Juruena, e os respectivos afluentes.
 
Os rios federais passam por mais de um estado da federação ou ainda por outros países. Neles, o período de defeso vai até 28 de fevereiro, seguindo calendário nacional. A data do fim da piracema nesses rios só será alterada caso haja ato normativo nesse sentido do governo federal, por meio do Ministério da Agricultura em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.
 
A Secretaria de Meio de Ambiente de Mato Grosso disse que aguarda entendimento com os dois ministérios para que reconheçam a deliberação do Conselho Rstadual da Pesca (Cepesca) quanto à mudança no período da piracema no estaro de 1º de outubro de 2016 a 31 de janeiro de 2017.
 
Nos rios de Mato Grosso que não são federais, a piracema terminou no fim de janeiro. Balanço parcial da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental aponta que foram apreendidas sete toneladas de pescado irregular entre os dias 1º de outubro de 2016 e o dia 20 de janeiro de 2017. O valor total das multas aplicadas no período é superior a R$ 563 mil.

Clique no link abaixo e assista a reportagem:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2017/02/ibama-diz-que-pesca-continua-proibida-em-rios-federais-de-mt-veja-lista.html

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerense, em 05.02.2017 às 16:49

    Sinceramente, existem muitas pessoas leigas no assunto. Porque os órgãos competentes aguardaram ate o fim do período defeso no Estado (momento este que muitos já estavam em suas canoas rio abaixo, com investimentos na pescaria) para se pronunciarem? Porque não procuraram os meios de comunicações para explicar sobre o fato um pouco antes? Coitado de quem planejou férias em fevereiro para pescar um bagre no Paraguaizão!!!

 
Sitevip Internet