Notícias / Educação

31/01/2017 - 17:54

​FAPAN oferta 121 vagas pelo PROUNI. Veja na imagem

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2017 foram abertas nesta terça-feira (31) no site http://siteprouni.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira (3).
 
A Faculdade do Pantanal (FAPAN), com sede em Cáceres, está disponibilizando este ano por meio do PROUNI, 121 bolsas de estudo. São 31 integrais e 90 parciais.
 
É possível pesquisar a oferta de bolsas pelo site http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica filtrando por nome do curso, insitituição ou município. Para disputar as bolsas é necessário preencher solicitação com senha e número de inscrição no Enem.
 
Podem se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do (Enem) de 2016 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenha nota 0 na redação.
 
O PROUNI é uma iniciativa do Governo Federal que em parceria com renomadas instituições privadas de ensino superior oferece bolsas de estudo que podem cobrir até 100% do valor das mensalidades dos cursos de graduação sequenciais de formação especifica.
 
Para estar apto a participar do processo seletivo do Prouni 2017 o estudante não pode possuir diploma de nível superior e deve obrigatoriamente ter participado da edição do ano anterior do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
 
A nota obtida nas provas do Enem não pode ser inferior a 450 pontos e a nota da prova de redação do Exame deve ser superior a zero.
 
As notas de corte do Prouni 2017 são as menores notas obtidas no Enem entre todas as pessoas que estão concorrendo a uma bolsa de estudos para um determinado curso dentro do número de vagas oferecidas.
 
Além da obrigatoriedade de ter participado do Enem, os candidatos interessados em participar do Prouni devem atender a pelo menos uma das seguintes exigências:
 
Ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública;
Ter cursado o ensino médio em instituição particular como bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio em escola pública e parte em instituição particular na condição de bolsista integral;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino.
Os candidatos com renda familiar de ate um salário mínimo e meio concorrem a bolsas de estudos integrais, que custeiam 100% do valor das mensalidades.
 
Já os candidatos com uma renda superior a um salário mínimo e meio concorrem as bolsas parciais do Prouni 2017, que cobrem 50% do valor das mensalidades.
 
No ato da inscrição, os candidatos portadores de deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos poderão optar em concorrer a porcentagem de bolsas do Prouni 2017 destinadas a cumprir a Lei de Cotas.
 
Lista de espera e bolsas remanescentes do Prouni 2017
 
Após o resultado os candidatos não contemplados podem manifestar o interesse em participar da lista de espera do Prouni 2017. Nesta lista são disponibilizadas as bolsas não ocupadas na chamada regular.
 
Ainda no primeiro semestre o Prouni realizará um processo seletivo para que sejam ocupadas as bolsas de estudos remanescentes da primeira edição do Programa.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet