Notícias / Cidade

21/01/2017 - 10:42

Sebrae inaugura sede própria em Cáceres na quarta-feira

Por Rita Comini

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Na próxima quarta-feira, 25/01/2017, o Sebrae Mato Grosso inaugura sede própria da agência em Cáceres, na rua Brasil, 402, bairro Jardim Celeste. A edificação, feita dentro dos preceitos da arquitetura sustentável, será aberta aos empresários e empreendedores do município e região, numa solenidade às 09 horas, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, Hermes Martins da Cunha, e do superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, que destaca a posição estratégica de Cáceres, devido à ligação com o Pacífico, através da BR-634 que passa por Mato Grosso, Rondônia e Acre, a ferrovia Bioceânica ligando o Brasil ao Pacífico, e a ligação fluvial com o oceano Atlântico, e numa visão de futuro, a ferrovia para o Peru. Segundo ele, tudo isso une povos e culturas, transformando a região num grande eixo econômico e social.

“Com a sede própria, lançamos efetivamente âncora em Cáceres, graças à sensibilidade dos prefeitos e vereadores, que cederam a área, e à dinâmica empresarial imprimida pelos empresários e empreendedores locais”, reforça.
 
Instalada em uma área de 4 mil m2, a edificação de 278,86 m2 tem um projeto conceito que consiste de um sistema construtivo com montagem de painéis modulares, cujo custo e tempo de construção são bem menores do que os modelos de alvenaria tradicionais. A obra consumiu 1/3 do tempo de uma construção padrão, com uma considerável economia de mão-de-obra. Os módulos de 8 por 8m podem ser dispostos no terreno de uma forma versátil e funcional. “Trata-se de uma arquitetura simples e minimalista que pode ser aplicada em outras agências, possibilitando uma padronização, porém sempre com a inserção de elementos regionais que criam uma identidade única”, explica a engenheira Iane Thé, que acompanhou todo o andamento da obra.

No caso de Cáceres, o diferencial são os brises, instalados como um recurso para minimizar a incidência do sol no prédio, melhorando o conforto térmico. Feitos em teca, madeira de reflorestamento cultivada em larga escala em Cáceres e região, criam um efeito estético e uma identidade local.
 
A nova sede da agência vai oferecer aos clientes ambientes mais confortáveis e possibilidades de receber eventos maiores e mais estruturados. A sala de aula, por exemplo, tem capacidade para 50 pessoas. Na área externa, de jardinagem, de 1.315m², foram implantados pontos de energia elétrica e água, o que possibilita a montagem de estruturas móveis diversas para eventos. A edificação conta com área de atendimento, CPD, almoxarifado, banheiros e refeitório.
 
A comunidade do entorno também foi beneficiada com a chegada de cabos de fibra ótica e com uma rede pública de drenagem de água pluvial.

Cáceres foi o primeiro município a receber um ponto de atendimento do Sebrae fora de Cuiabá, em 1994, e a agência local foi inaugurada em 05 de setembro de 1996. No mesmo ano, houve a inauguração das agências de Barra do Garças (11/09) e Sinop, em fevereiro. Hoje, além da sede em Cuiabá, o Sebrae conta com dez (10) agências e três postos de atendimento, criando uma malha de abrangência em todos os 141 municípios de Mato Grosso.
 
Sustentabilidade
 
Na nova sede do Sebrae em Cáceres, são muitos os aspectos relacionados à sustentabilidade – ambiental e econômica. A água de chuva será coletada e reaproveitada nas bacias sanitárias e na rega das plantas. As torneiras possuem pressurizadores, tecnologia para reduzir o consumo.

Visando maior conforto térmico e economia de energia, foram utilizados vários recursos técnicos e tecnológicos. A começar pelo próprio posicionamento do prédio no terreno, de frente para o nascente - apesar do terreno no ter esse posicionamento -, o que contribui para essa condição de conforto térmico.

Foram usadas ainda telhas pintadas de branco, que baixam a temperatura da construção e ajudam a economizar energia. Pesquisas indicam telhados brancos podem reduzir o uso de energia entre 10% a 40%, economizando dinheiro e evitando a poluição e diminuindo a demanda de energia.

A opção pelo ar condicionado inverter também possibilita uma economia energética de 50%.
Há ainda um teto de 16m² e uma parede verde 28m² também para minimizar a temperatura ambiente. Cáceres tem uma temperatura média anual de 22,6°C, podendo chegar aos 40°C nos meses mais quentes.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet