Notícias / Saúde

20/01/2017 - 06:40

Secretaria anuncia pagamento de salários e médicos do Regional suspendem paralisação

Por Jornal Expressão

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A garantia do pagamento e a regularização dos salários, apresentados através de um calendário, pelo secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, na tarde desta quinta-feira (19), na secretaria de Saúde, em Cuiabá, abortou a paralisação das atividades, dos médicos do Hospital Regional de Cáceres, prevista para as próximas horas.

Os médicos se reuniram, no período da manhã, com a direção do Hospital Regional e o deputado Adriano Silva, expondo a situação e a intenção de suspender as atividades, como forma de protesto contra o atraso do pagamento. Informaram que estavam há dois meses – novembro e dezembro- sem receber os vencimentos.

A decisão estava, praticamente, definida. A pedido do deputado, a categoria decidiu, dar mais um “voto de confiança” ao governo e adiar a paralisação. A tarde, após se reunir com o secretário de Saúde, em Cuiabá, e receber a informação oficial do inicio imediato do pagamento e a regularização dos salários os médicos acataram a decisão e suspenderam o protesto.

De acordo com o calendário, o pagamento dos salários do mês de novembro será executado no dia 20 de janeiro (amanhã) e de dezembro no dia 15 de fevereiro. O pagamento referente ao mês de janeiro, conforme o calendário, será efetuado no dia 10 de março.

O pagamento de fevereiro será feito em duas vezes. A metade no fim do mês de março e a outra a metade no fim de abril. E, o salário de março será feito no dia 10 de abril. A reunião coordenada pelo deputado Adriano Silva, contou a participação do diretor do hospital Mário Rodrigo Kaoru Utsunomiya, além dos médicos Eduardo Marques, Luiz Pierone e Manoel Campos Neto.

De acordo com a direção do hospital, o débito do Estado, com a categoria é de R$ 10 milhões. Além dos médicos, existem conforme a direção, dívidas com fornecedores que chegam a R$ 4 milhões. Seria a segunda paralisação, em menos de 6 meses. No mês de junho de 2016, a categoria entrou em greve, depois de estarem três meses sem receber os salários.

Administrado há cinco anos pela Associação Congregação de Santa Catarina o hospital regional é considerado o maior hospital publico da região Sudoeste de Mato Grosso, composta por 22 municípios. A unidade também atende duas cidades da Bolívia, que representa uma população de aproximadamente 400 mil habitantes.
 O hospital foi inaugurado em 2001.

            O regional é uma unidade de média complexidade, mantida pelo SUS e possui 108 leitos que atendem as especialidades de Traumatologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, UTI Adulto, UTI Pediátrica, Neurologia, Oncologia , Pediatria e atendimento ambulatorial diário. A estrutura possui capacidade para atender 108 pacientes/dia. A unidade conta com 798 colaboradores sendo 514 celetistas e 286 estatutários. Entre eles, estão 80 médicos que compõem o corpo clinico

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 20.01.2017 às 14:31

    Uma vergonha esse estado nao conseguir programar um pagamento de salário. Nas outras cidades do estado será que se encontra na mesma situação??

  • por Juliana Campos, em 20.01.2017 às 12:51

    Parabéns ao Prof. Adriano, o povo precisa de politico assim, que resolve! TaMo JuNtOs

 
Sitevip Internet