Notícias / Politica

20/01/2017 - 06:37 | Atualizado em 20/01/2017 - 07:05

Lei de Wancley institui bolo de arroz cuiabano prato típico de MT

Por Eduardo Cardoso

O tradicional e saboroso bolo de arroz cuiabano foi declarado como prato típico do Estado de Mato Grosso, por meio da Lei 10.514, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19).

De autoria do deputado Wancley Carvalho (PV), a proposta foi apresentada em 2015, e após tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa (ALMT), foi aprovada em plenário, durante sessão na última quarta-feira (18).

A iguaria é muito popular na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, e tem personagens internacionalmente conhecidos pela produção caseira do quitute. A Dona Eulália é a mais famosa entre elas. Que há mais de 50 anos serve esta guloseima para várias gerações de famílias cuiabanas."Fico feliz que o bolo de arroz tenha esse reconhecimento: é importante pra não deixar a tradição morrer", disse.

Ainda segundo Dona Eulália, nos finais de semana são comercializados quase dois mil bolos de arroz, no quintal de sua residência. Eles também são acompanhados de outras comidas tradicionais, que são servidas às terças, quintas, sábados e domingos, a partir das 5h30 da manhã.

Chá com bolo Cuiabano Tia Fran também é outro ponto tradicional da capital. Há mais de uma década o local é ponto de encontro da cuiabania e de turistas do Brasil e exterior. O casal Jackson Aniceto da Silva e Francisca da Costa Meira Silva, a "Tia Fran" vendem semanalmente cerca de 800 bolos de arroz.

Para o deputado Wancley Carvalho, a lei presta uma grande e merecida homenagem à gastronomia, que segundo ele é um grande bem cultural. "A gastronomia é um tema bem amplo que vai muito além da cozinha e da mesa: é um enorme e fascinante universo, que passa pelos ingredientes, pelos utensílios, equipamentos e saberes humanos, história, geografia e até religião".

Ainda segundo o parlamentar, o reconhecimento da gastronomia como parte da história garante o registro histórico, que pode se perder com o tempo. "Fazer o registro apropriado das receitas que criamos e dos métodos que inventamos mantém a perenidade dos ingredientes. Além de ser uma forma de valorizar e desenvolver ainda mais a produção gastronômica, e mostrar ao mundo nossa  assinatura gastronômica própria", finalizou.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 21.01.2017 às 18:40

    Que maravilha Dep., é para isso que pagamos vossa excelência: esse salário exorbitante? E se a moda pega, logo, logo o Francis institui também a COXINHA como guloseima típica do Sudoeste. Aliás, tipo de coxinha que ninguém sabe e nem comentam o tipo do recheio.

  • por Luiz Fernando Jorge da Cunha, em 21.01.2017 às 09:23

    Será que o povo elege deputado para o parlamento estadual para apresentar lei que institui bolo como prato tipico de uma região ?? pracabáaaaaaaa.

  • por Gilmar batista marostega, em 20.01.2017 às 17:54

    O deputado Wancley nos surpreende positivamente, tendo um olhar diferenciado sobre a cultura e tradições do povo. Parabéns deputado pelo projeto.

  • por MOSSUETO, em 20.01.2017 às 16:18

    Ô meu pai! Dai juízo a esse projeto de representante do povo, ele nunca viu tanto dinheiro como o salário que ganha hoje, para ficar brincando de representante do eleitorado, com tanta coisa para fazer e ele ficar preocupado com uma bobagem dessa, isto são coisas que vem naturalmente e mesmo que o RS queira copiar, por exemplo, não será capaz, e mesmo que o faça, não terá o sucesso que temos aqui, pois o nosso paladar é totalmente diferente deles, então que tal ele se preocupasse com recuperação de estradas que a nossa região praticamente não tem, os nossos assentamentos não tem estradas vicinais nem para tratores e o cara fica gastando tempo, papel, dinheiro e atenção de seus pares por uma brincadeira dessa.

  • por thiago, em 20.01.2017 às 16:13

    ta com tempo sobrando esse deputado...Já que não tem nada de mais importante pra votar nem leis em favor da população fazer nehh

  • por ZE, em 20.01.2017 às 15:23

    Parabéns!Precisamos dessas iniciativas maravilhosas desse nobre deputado, que representa muitíssimo nossa região!!!!!(SQN)

  • por Chupa cabra, em 20.01.2017 às 13:13

    Nossa! Que relevante! Vai ser reeleito com ctz!

  • por paulo sergio, em 20.01.2017 às 11:32

    um projeto desse mostra o quanto nossos políticos sabem elaborar um projeto em prol da população "um projeto" dessa envergadura não é qualquer um que vai ter uma ideia dessas a população de mato-grossense esta de parabéns

  • por lucas, em 20.01.2017 às 10:41

    Esse é o tipo de Deputados que infelizmente escolhemos, tantas coisas importantes para fazermos em nosso Estado tão pobre de pessoas inteligentes para nos representar, se bem que nós mesmos pela infelicidade ou azar escolhemos, fica criando uma Lei desse porte e mais nem sabe de onde realmente é o bolo de arroz... coisa de outro mundo... já sabe pra onde vão esses deputados que não servem a nada, o pior que depois que conseguem um cargo desse porte nunca mais deixam de mamar na teta do governo, sempre estão por perto. Olha o caos que está o País.

 
Sitevip Internet