Notícias / Economia

19/01/2017 - 11:53

Coopnoroeste Lacbom investe em Projeto de Capineira para beneficiar produtores no período de seca

Por Ferreira Júnior

Ulisses

 (Crédito: Ulisses)
Produtores rurais do município de Araputanga e região, associados a Cooperativa Agropecuária do Oeste do Mato Grosso (COOPNOROESTE), poderão contar com o Projeto de Capineira, cujo objetivo é o de auxiliar os produtores no período de seca a manter a produção de leite.

O Projeto é desenvolvido em uma área de experimentação, com 2.3 hectares localizados no município de Araputanga, onde são cultivas várias espécies de Capim Elefante, dentre os quais Canará, Napier comum e roxo. "Tivemos várias coletas de amostras que foram enviadas pelo laboratório Embrapa para exame bromatológico e saber a proteína e energia desses materiais", disse o Engenheiro Agrônomo, Gabriel Rondon.  Segundo ele, o material apresentou níveis excelentes de proteínas e valor calórico dos Nutrientes Digestíveis Totais (NDT).

Para o presidente da Coopnoroeste Lacbom, Mizael Barreto, é preciso oferecer algo ao produtor de custo baixo e eficiente. "E essas capineiras tem o custo muito mais baixo que o milho e, o plantio se dá uma vez só com condições de durar até dez anos ou mais", afirmou.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, o custo benefício em relação ao milho é grande. "Enquanto a silagem de milho fica em torno de 0,20 centavos o quilo, já debaixo da lona, incluindo operação de plantio, semente, adubo, trator e hora máquina no solo, a produção da silagem de Capim Elefante seja ele Canará, Napier comum e roxo ficou em torno de 0,4 centavos o quilo, podendo ser reduzido ainda mais no segundo corte", informou.
 
O presidente da Coopnoroeste destacou a importância do Projeto de Capineira, solicitando a participação de todos os produtores. "Venham junto conosco, pois temos condições de produzir leite com custo bem mais barato, melhorar a captação e ter melhor resultado no preço do leite", disse que a iniciativa é uma das melhores alternativas para os produtores rurais.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tiago, em 19.01.2017 às 15:17

    Parabéns pela iniciativa da coopnoroeste em apresentar alternativas para o produtor de leite. Realmente, o custo da silagem de milho sai muito caro. Parabéns ao colega Gabriel, pelo brilhante trabalho que vem executando frente a assistência técnica aos produtores cooperados. Tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos por três anos, aprendi muito em sua companhia, excelente profissional. Sucesso, irmão!

 
Sitevip Internet