Notícias / Politica

18/01/2017 - 10:54

Centro de Oncologia de Cáceres realiza cerca de 1000 atendimentos por mês

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
O Centro de Oncologia de Cáceres que foi construído em 2008 e começou a funcionar no ano de 2013, hoje atende cerca de mil pacientes por mês. De acordo com o médico oncologista Dr. Eduardo Marques Lima, em entrevista ao Jornal Correio Cacerense,  dos mil pacientes atendidos, nem todos são diagnosticados com câncer.  

Dr. Eduardo informou que Centro de Oncologia, realiza mensalmente 170 quimioterapias, 13 procedimentos cirúrgicos e 70 cirurgias em pacientes internados no Hospital Regional.


Médico pioneiro na oncologia em Cáceres, Dr.  Eduardo destacou que hoje o centro conta com seis médicos capacitados que atuam em diferentes áreas da oncologia. Ele contou que  não  esquece dos problemas enfrentados no inicio, mas que foram superados ano a ano. Segundo o médico hoje quem suspeita ou tenha um problema diagnosticado pode estar se dirigindo até o centro de oncologia, marcando sua consulta,  sem ter a necessidade de um encaminhamento. E se realmente diagnosticado já pode dar início ao tratamento.

Quando questionado sobre o projeto Laços e Abraços, de sua autoria, o médico explicou que  até o momento ele realizava as viagens com recursos próprios, e que para dar continuidade necessita de patrocínio e uma unidade de atendimento móvel, para a realização dos exames e pequenos procedimentos, se necessário.

Dr. Eduardo fez questão de frisar que o trabalho de prevenção é muito importante, pois o câncer quando diagnosticado no inicio e em determinados casos com o tratamento o paciente tem 100% de chance de cura. Mas ressaltou que  o grande problema é encontrar um ambulatório, não só em Cáceres como na região que realize com rapidez um Papanicolau, uma  mamografia, as filas são intermináveis, e isso faz com que muitas vezes o diagnostico seja tardio, dificultando o tratamento precoce.

Durante a entrevista o médico enfatizou que, quem tiver interesse em ajudar o Projeto Laços e Abraços, que atende a região e os assentamentos,  pode estar se dirigindo ao Centro de Oncologia localizado no Hospital Regional.

Ele também fez questão de informar que está sendo construído no HR com recursos do Leilão Flavia Mariano,  8 leitos que serão destinados apenas para pacientes em tratamento contra o câncer, a ala destinada a esses pacientes contará ainda com uma sala de estudo para os acadêmicos da UNEMAT do curso de medicina e enfermagem, entre outros.

Ao finalizar Dr. Eduardo, manifestou preocupação quanto ao resultado da última pesquisa do Inca que revelou que a partir do próximo ano o câncer será a doença que mais matará no Brasil,  lembrando que em outros países já é. Daí a  importância da mídia em divulgar campanhas de conscientização quanto aos exames preventivos. “Uma iniciativa como essa é fundamental para que a população tenha conhecimento da importância do diagnóstico precoce. Como já foi dito a doença vem aumentando consideravelmente no mundo inteiro e tem se tornado causa frequente de morte ".

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet