Notícias / Educação

18/01/2017 - 10:33 | Atualizado em 18/01/2017 - 10:50

Acadêmicos de Medicina da Unemat iniciam estágio no Regional e no São Luiz

Por Hemilia Maia

Moisés Bandeira

 (Crédito: Moisés Bandeira)
Hoje (18.01) iniciará o Internato Médico da primeira turma de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso. O estágio curricular obrigatório será realizado durante 24 meses nos hospitais Regional e São Luiz (HSL), em Cáceres.

A partir de agora, a cada semestre, uma nova turma fará o Internato Médico. Aos 18 acadêmicos, que agora ingressam somarão outros, de forma rotativa, que em 2019 serão cerca de 100 acadêmicos.

Hoje pela manhã os acadêmicos receberam as boas vindas no Auditório do Hospital São Luiz assim como as Normas e Rotinas do HSL/2017 e visitaram as dependências do hospital. Estes futuros médicos irão aplicar durante as 2820 horas de Internato seus conhecimentos teórico-práticos anteriormente adquiridos, ampliar e consolidar seus conhecimentos, habilidades e atitudes pelo desenvolvimento e aprimoramento de qualidades inerentes ao futuro profissional na área Médica. 

Os acadêmicos ansiavam por essa nova etapa que inicia com a entrada ao 9º semestre. O Internato Médico é o estágio curricular obrigatório de formação em serviço, integrado, de caráter teórico e prático e sob supervisão de docente/preceptor, cumprido pelos estudantes do Curso de Medicina. O acadêmico Rodrigo Duarte Franco disse que este momento é o mais importante. "Vamos por em prática o que aprendemos até aqui. Além da ansiedade também está o contentamento em ver o empenho de nossos professores", citou Rodrigo.

Lucas Carrijo Naves falou em conclusão de uma luta de quatro anos. "No Internato vou poder colocar em prova tudo que aprendi. Foi correria atrás de literatura teórica, construção de conceitos e até mesmo a construção da minha identidade como médico", expôs o acadêmico que lembrou da colaboração de toda equipe de saúde de Cáceres para que eles chegassem a essa nova etapa.

Entre os objetivos de desenvolver e aperfeiçoar as competências e habilidades profissionais desejáveis, de acordo com o perfil do médico a ser formado, previsto em seu projeto pedagógico, e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina o internato se propõe a propiciar ao interno treinamento eminentemente prático, tutorado e supervisionado nas cinco grandes áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Saúde Coletiva.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 18.01.2017 às 20:28

    Tem que colocar esses acadêmicos nas ruas, fazendo serviços comunitários ligado à saúde ! Não vê esses alunos ligados à serviços sociais, engajados em alguma campanha, não tem que ficarem trançados em hospitais sem ter noção do que passa lá fora, serão pessoas de horizontes limitados e sem amor aonprocimo ! Esse curso tem que preparar profissionais mais humanizados e não só visar bolso ! Se é que vcs me entendem !! Este curso de medicina desta faculdade está deixando muito a desejar !

 
Sitevip Internet