Notícias / Cidade

16/01/2017 - 10:15

Francis nega aumentos de impostos e diz que os desvios na Saúde já foram sanados

Por Carlos Palmeira/RDNEWS

Gilberto Leite/RDNEWS

 (Crédito: Gilberto Leite/RDNEWS)
O prefeito reeleito por Cáceres, Francis Maris (PSDB), afirmou que o aumento de impostos está descartado em sua gestão e defendeu que os problemas que enfrentou em relação a desvios na Secretária Municipal de Saúde estão sanados. 

O município foi alvo, em 2014, da operação “Fidare”, da Polícia Federal. Foi constatado a existência de um esquema de corrupção na pasta de saúde que envolvia as licitações e o desvio de remédios. Francis argumentou o esquema começou antes de sua chegada à prefeitura e que no começo de sua gestão “não tinha soro, não tinha Buscopan, não tinha nada”.

Ele afirmou a situação chegou a esse nível porque funcionários da Secretaria roubavam os medicamentos e os vendiam para algumas farmácias da cidade. Ainda garantiu que a situação, atualmente, está resolvida.

“Combatemos isso fazendo uma denúncia na Polícia Federal que acabou prendendo mais de 100 pessoas.

Alguns desses presos eram inocentes que não deviam nada, diga-se de passagem. Mas a partir disso a situação foi melhorando. [Hoje em dia] não falta medicamento”, defendeu.

O prefeito afirmou, porém, que os gestores precisam continuar sendo cuidadoso com a questão. Segundo ele, a saúde no município está praticamente informatizada e todas as informações de entrada e saída de remédios estão monitoradas. “Se você não tiver meritocracia, se não tiver gestão, você não controla nada”, disse.

Francis também disse que a sua nova gestão será marcada pelo controle dos gastos públicos, já que o país ainda se encontra um momento de crise financeira. Ele foi taxativo sobre um possível aumento na carga tributária.

“Não faremos aumento de impostos e não iremos aumentar alíquota, vamos manter tudo a mesma coisa. É isso que a população cobra. A população paga muitos impostos, paga o nosso salário e nós precisamos devolver em obras”, comentou.

Além do não aumento dos tributos, ele comentou que já realizou cortes com combustíveis, na conta de telefone da prefeitura e que ainda proibiu licenças remuneradas. 

 Balanço

Reeleito prefeito de Cáceres com mais de 22 mil votos em 2016, o gestor avaliou seu primeiro mandato como positivo, apesar das dificuldades financeiras. Francis comentou que particularmente o ano passado teve que ser marcado por medidas “amargas e impopulares”.

Francis defendeu, porém, que as decisões foram compreendidas e que o reflexo disso acabou aparecendo nas urnas. “Nós conseguimos [fazer com] que a população entendesse que as medidas de austeridade eram necessárias. A prova disso é que nós ganhamos a eleição com 63%. Eu vou entrar para a história de Cáceres como primeiro prefeito reeleito, em 238 anos. Também sou o primeiro prefeito com uma diferença de quase 10 mil votos do segundo colocado. Isso é muito relevante para uma cidade em que as disputas são sempre muito acirradas”, comentou.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mauro, em 16.01.2017 às 19:36

    Kkkkkk será que esse moço não sabe, quem não foi votar estava contra ele tbm.. entrar para história de onde? Mirasso, Quatro Marcos???

  • por Jozé, em 16.01.2017 às 16:00

    Mas oque até hoje não foi explicado para a população foi a questão do desvio de verbas e pagamento em duplicidade, será que vai ficar por isso mesmo, cade os novos vereadores ? Imagina se aparece uma operação lava jato na cidade ? Tenho certeza que muita gente iria perder o sono, inclusive alguns ex secretários que saíram da gestão de fininho talvez para não levantar suspeitas. Estamos de oooolho.

  • por Gilmar, em 16.01.2017 às 15:17

    Parabéns Prefeito, é isso ai...! Austeridade é o rumo das gestões, não existe outro caminho para dar certo...!

 
Sitevip Internet