Notícias / Polícia

13/01/2017 - 09:20

PM de Vale de São Domingos se destaca na corrida de Reis

Por Alecy Alves

Arquivo Pessoal

 (Crédito: Arquivo Pessoal)
Mais de 150 policiais militares participaram da Corrida de Reis 2017 no último domingo (08.01), em Cuiabá, representando unidades da região metropolitana e interior. Entre os policiais que se destacaram no evento esportivo está o soldado Luciano Silvestre da Silva, 23, que fez o percurso de 10km em 36m28s e se sagrou campeão da faixa etária de 18 a 24 anos.

Na classificação geral, ele ficou com o 20º lugar, o que o habilita para integrar o pelotão de elite na próxima edição, em 2018, junto com grandes atletas brasileiros e os africanos que habitualmente competem nessa modalidade. O campeão da corrida deste ano foi atleta mineiro Giovani do Santos, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 29m47s. 

Luciano, que pratica atletismo desde 2008, está lotado no Núcleo de Polícia Militar do município de Vale de São Domingos, unidade do 12º Comando Regional localizada a 37 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda e 500km de Cuiabá.

Em 2010, aos 17 anos, competindo na mesma faixa etária, ele já havia se sido campeão. O soldado se recorda que por causa da pouca idade precisou confirmar sua inscrição em formulário avulso, acompanhado de uma declaração na qual se dizia apto a competir.

Quando serviu o Exército Brasileiro, em 2013, continuou praticando atletismo. Representando o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, relata, participou de competições internas, estadual e nacional, e conquistou medalhas.

Ao concluir o serviço militar obrigatório, Luciano tentou seguir trabalhando e treinando na Capital, onde nasceu e de onde havia se mudado com os pais em 2006. Entretanto, a vontade de ficar perto da família o levou de volta para a cidade de Pontes e Lacerda.

Luciano diz que candidatou-se a uma vaga de soldado e fez opção pela região onde sua família vive. Aprovado, frequentou o curso de soldado no pólo da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) de Pontes e Lacerda.

Apaixonado pelo atletismo, mesmo com a nova carreira, continuou treinando. O soldado não tem patrocínio, somente o incentivo e orientação do amigo Marcos Antônio, um dentista da cidade que atua como seu treinador desde a adolescência.

Apesar concluido a Corrida de Reis, a especialidade do soldado são 800 e 1,5 metros, modalidades pelas quais conquistou títulos de campeão estadual.         

Agora, além de continuar servindo a sociedade mato-grossense como policial, o soldado Luciano tem como meta continuar treinando para fazer um tempo melhor no grupo de elite na Corrida de Reis 2018.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ABEL DONATO DELUQUI, em 13.01.2017 às 16:07

    Parabéns ao atleta militar de MT agora está no momento das instituições públicas, autárquicas e privadas e o povo em geral colaborarem para o seu desenvolvimento no esporte, contratando pessoas para dar o suporte necessário material e psicológico ao seu treinamento. Tenho a convicção se for dado suporte a esse atleta virão de imediato muitas conquistas. Vamos a luta que compensa!

 
Sitevip Internet