Notícias / Mato Grosso

04/01/2017 - 09:15

MT recorre à Força Nacional contra armas pesadas na Serra do Caldeirão

Por Tarso Nunes/RDNEWS

Mario Fridlander

Serra do Caldeirão é alvo de garimpo desde 2015, quando foi encontrada grande quantidade de ouro (Crédito: Mario Fridlander)

Serra do Caldeirão é alvo de garimpo desde 2015, quando foi encontrada grande quantidade de ouro

O governo estadual pediu a mobilização da Força Nacional para ajudar na retirada dos garimpeiros que se concentram na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda. A confirmação foi feita pelo tenente coronel da Polícia Militar do município, Edson de Carli, que participou da reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, nesta terça (3), em Pontes.

O tenente explica ainda que será preciso reforço grande de efetivos estadual e federal, uma vez que alguns garimpeiros estão com armamento pesado, desde a última invasão que ocorreu no sábado (31 de dezembro) de madrugada.

Diante das informações, as polícias Rodoviária, Militar e Civil foram até a Serra para verificação dos fatos e foram recebidas com rajada tiros, que atingiu dois carros, quebrou vidros, mas ninguém ficou ferido. O tiroteio durou uma hora. Com a situação, os policiais recuaram e agora a responsabilidade de tirar novamente os garimpeiros, segundo a PM, é da União, empresa ou por medida judicial.

Garimpeiros armados invadem Serra e recebem polícia com rajada de tiro

Edson de Carli afirma ainda que não é possível precisar o número de invasores, pois a área é extensa. Ele adianta, no entanto, que a segurança está sendo feita apenas no perímetro urbano do município para evitar qualquer tipo de transtorno. “Vamos fazer retaguarda da população”, explica.

O caso

A Serra do Caldeirão tem sido alvo dos garimpeiros desde outubro de 2015, quando foi encontrada grande quantidade de ouro. O fato virou notícia nacional e em poucos dias, milhares de pessoas chegavam a Pontes e Lacerda para explorar a terra. Alguns meses depois a extração de ouro foi proibida e os garimpeiros foram retirados, mas, desde então, há constantemente novas invasões. 

 Desde março deste ano, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) emitiu alvará para a mineradora Santa Elina Indústria e Comércio SA realizar pesquisa na área da Serra do Caldeirão, pelos próximos três anos. Com isso, a mineradora contratou segurança privada para o local. Mesmo assim outras invasões já ocorreram.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por GALDENCIO, em 04.01.2017 às 18:57

    Pais ridículo. Esse teatro todo é porque os pontos chaves desses (des)governo são ocupados por gestores relapsos e desorientados. A invasão ocorreu dia 30/12. Dia 31/12 era só enviar 30 homens do BOPE, 20 do GOE e mais a força de Segurança local. Massacraria o maior numero possível desses desocupados e dia 01/01/2017 reinaria a maior paz na região. Fazer ligação desses pé rapados com terroristas e guerrilheiros e mero sensacionalismo.

 
Sitevip Internet