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04/01/2017 - 09:13

Supermercados de MT registram crescimento de vendas no fim do ano; no Juba balanço também aponta melhora

Por A Gazeta

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Supermercados mato-grossenses registraram crescimento de até 19% nas vendas de fim de ano na comparação entre 2016 e 2015. No interior do Estado, a variação não foi tão positiva quanto na Capital, sendo que em algumas redes o faturamento foi semelhante ao do ano anterior. A performance foi considerada positiva, já que a conjuntura econômica recessiva apontava para timidez nas vendas durante as duas principais semanas para o varejo, que são as que antecedem o Natal e o Ano Novo.

A perspectiva dos empresários é que novos rumos para o setor só ocorram a partir do 2º semestre de 2017. A gerente de Operações Regionais do Comper, Izilda Maria da Silva, conta que as vendas de fim de ano da rede superaram em 19% as de igual período do ano anterior. Ela atribui o resultado a uma série de mudanças que o mercado fomentou ao longo de 2016, tais como o aumento no número de dias promocionais, que eram terça e quinta, e foi incluída a quarta-feira. “Tudo isso levou a um aumento de 6% no tíquete médio e de 26% no número de clientes”, calcula.

O gerente de loja da rede de supermercados Del Moro, em Primavera do Leste, Milton Erwin Neu, afirma que ainda não fechou o balanço das vendas de dezembro de 2016, o que o impede de fazer comparação com as vendas de 2015. “Contudo, ao longo de 2016 a retração está próxima de 9%, o que fez com que nos organizássemos para um Natal menos aquecido”.  Mesmo sem o fechamento, ele diz que aparentemente as vendas foram semelhantes às do ano anterior e não aposta em crescimento. “Já para 2017, a expectativa é que a conjuntura econômica melhore a partir do 2º semestre. Até lá vamos continuar na morosidade”.

O encarregado financeiro do supermercado Juba, em Cáceres, Cristian Charles, relata que, apesar de o balanço das vendas ainda estar incompleto, foi possível perceber relativa melhora no movimento do supermercado em 2016, se comparado com 2015. “Alguns produtos tiveram desempenho melhor, enquanto que outros ficaram sem muita demanda, mas pode-se dizer que foram vendas equilibradas”.

BRASIL – A retração nas vendas do varejo supermercadista foi de 7% em dezembro, conforme aponta levantamento da consultoria NeoGrid/Nielsen. Para Robson Munhoz, diretor de Relacionamento do Varejo da consultoria, a redução nas vendas tem relação com a economia mais retraída, o que gerou menor confiança do comércio e da indústria.

Outro ponto importante destacado por Munhoz é o calendário de festas. “Em 2015, o dia 24 foi numa quinta-feira e tivemos um feriado prolongado de 4 dias. Este ano o Natal foi mais curto, com apenas um fim de semana, e isso provavelmente afetou as vendas nos supermercados”.

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