Notícias / Mato Grosso

03/01/2017 - 09:42

Energia Elétrica foi setor mais reclamado no Procon em 2016

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Procon Estadual registrou 2.374 atendimentos em dezembro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.624 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 750 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria "Serviços Essenciais", com 810 registros. Liderando o setor está "Energia Elétrica", com 408 atendimentos, seguido por "Água e Esgoto", que teve 196 registros. A terceira posição ficou com "Telefonia Celular", com 131 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor "Serviços Privados" com 297 reclamações, registrando 66 procedimentos para a categoria "Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)", 64 para "TV por assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)" e 51 para "Estabelecimento comercial (supermercado, loja,padaria,locadora,frutaria,etc.)".

A área "Assuntos Financeiros", está em terceiro lugar do ranking, com 243 atendimentos: 62 para "Cartão de loja" 56 para "Cartão de Crédito" e 51 para "Banco Comercial".

Já o setor "Produtos", ocupa a quarta posição, com 238 procedimentos, 58 para "Telefone" (convencional, celular, interfone, etc), 18 para a categoria "Acessório para Vestuário" (Bolsa, Cinto, Chapéu, Guarda-chuva, Joia, Bijuteria, Luva, etc.) e 14 para "Vestuário " (Calçado/Roupa).

O setor "Saúde" ocupa o quinto lugar do ranking, com 24 reclamações, seguido pela área "Habitação" com oito reclamações. A última posição ficou com a categoria "Alimentos" com quatro registros apenas.

Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 750 reclamações em Mato Grosso. A área "Telecomunicações" lidera o ranking, com 318 registros; em segundo lugar estão os "Serviços Financeiros", com 248 reclamações; e em terceiro, "Produtos de Telefonia e Informática", com 100 registros.

Em quarto lugar está a categoria "Demais Produtos" com 26 registros. "Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos" ficou na quinta posição do ranking, com 23 reclamações, seguido de "Transportes" que, com 18 registros, ocupa a sexta posição. No sétimo lugar aparece "Demais Serviços", com sete reclamações, seguido de "Turismo/Viagens" com quatro registros na oitava posição.

As categorias "Água, energia e gás", "Alimentos" e "Educação" ficaram empatadas com um registro cada. O setor "Habitação" não teve reclamações registradas no mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet