Notícias / Politica

02/01/2017 - 20:56

Domingos deve fazer novo concurso na Câmara de Cáceres

Por Clóvis de Almeida Godoy

Clóvis de Almeida Godoy

 (Crédito: Clóvis de Almeida Godoy)
A Câmara Municipal de Cáceres reuniu pela primeira vez os 15 vereadores eleitos ou reeleitos em outubro passado, para um novo mandato de quatro anos, iniciado no dia 1º de janeiro, na noite do último domingo. Foi também a primeira reunião desta legislatura, em solenidade especial que deu posse a todos os edis, e também ao prefeito e vice, reeleitos na última eleição.
 
Os primeiros passos da reunião solene, realizada no Ginásio da Cidade Universitária da Unemat, foram dirigidos pelo vereador mais votado, como manda o Regimento Interno da Casa de Leis, vereador Cézare Pastorello, que convocou os demais vereadores para a mesa de honra, formando assim o Plenário composto e os procedimentos para votação da Mesa Diretora da Câmara, em voto aberto, que elegeu presidente o vereador Professor Domingos Oliveira dos Santos (PSB), com 09 votos dos 15 votantes.
 
Uma chapa concorrente, liderada pelo vereador Cláudio Henrique (PSDB), ficou com os outros 06 votos.
 
Com Domingos, integram a nova Mesa, os vereadores, José Eduardo Torres do PSC (vice-presidente), Alvasir Alencar do PP (1º secretário), Wagner Barone do PTN (2º secretário) e Elias Pereira do PT do B (tesoureiro).
 
Na chapa vencedora, votaram também os vereadores, Jerônimo Gonçalves (PSB), Denis Maciel (PT do B), Creudes Castrillon (PTN), Rosinei Neves (PV) e Wagner Barone (PTN).
 
Na Chapa 02, com Cláudio Henrique, votaram Valter Zacarkim (PTB), Rubens Macedo (PTB), Valdeniria Dutra (PSDB), Cézare Pastorello (PSDB) e Elza Bastos (PSD), totalizando 05 votos.
 
Em seu discurso de posse, já eleito presidente da Câmara, o Professor Domingos discursou afirmando que seu objetivo maior será a integração entre vereadores e os poderes constituídos. Leia a íntegra do discurso:
 
"Agradeço a Deus e aos nobres vereadores e vereadoras, esta decisão importante para o Legislativo cacerense, onde escolhe-se através do voto a nova Mesa Diretora, quando me deram a honra de representar o Poder Legislativo Municipal para esse primeiro biênio. Como presidente, renovo meu compromisso de bem servir a população cacerense.
 
Estou ciente de que, na qualidade de vereador escolhido democraticamente pelos votos dos pares, cabe a mim assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara Municipal de Cáceres no centro das grandes decisões, em prol dos cidadãos que aqui vivem.
 
A independência do Poder Legislativo, constitucionalmente expressa, é baliza reformuladora e garantidora da representação popular, perante a qual, nós, vereadores, temos o dever de viabilizar a melhoria de vida de nossos cidadãos.
 
Afirmo que, a Câmara Municipal, sobre nossa presidência, será harmônica entre os poderes constituídos, porém, de total independência e, que, os vereadores, terão todo apoio necessário para realizar suas atividades parlamentares, bem como, os funcionários para executarem suas funções.
 
O dever que ora me incumbem, me faz honrado e, sobretudo, me torna mais compromissado e responsável com as coisas públicas, uma vez que me outorgam poderes de administração, cuja seriedade trago da minha vida pessoal e pública.
 
Finalizo, agradecendo os votos recebidos dos vereadores Jerônimo, Elias, Barone, Creude, Alencar, Rosinei e Dênis.
 
Porém, deixo aqui registrado de forma especial, os meus agradecimentos ao vereador José Eduardo Torres, que era pré-candidato a presidente da Câmara e, num ato de grandeza, veio nos apoiar, sendo muito importante nesse processo eleitoral, que, hoje, nos tornou presidente desta Casa.
 
Um abraço fraterno a todos vocês. Muito Obrigado e um feliz 2017, nas bênçãos de Deus".
 
Após a solenidade, o novo presidente, Professor Domingos falou à imprensa. Leia a íntegra da entrevista:
 
Repórter - Como foi o processo de eleição da nova Presidência?
Domingos - Realmente, foram várias reuniões com os colegas vereadores, na tentativa de um consenso e, graças a Deus, obtivemos sucesso. Nosso objetivo é de trabalhar por Cáceres, não com picuinhas, nem para atrapalhar o Executivo. Queremos trabalhar de forma independente, discutir os melhores projetos para o município e para a população. Foi nesse intuito que, nós, em nove vereadores formamos esta chapa, tendo a minha pessoa como presidente, o vereador Eduardo Torres como vice, o Elias de Tesoureiro, o Alencar como primeiro secretário e o Barone como segundo secretário. Quero agradecer aos demais vereadores que entenderam que a nossa era a melhor chapa. Agora, terminou, não há mais chapa Um, nem Dois. Agora somos um consenso de 15 vereadores para trabalhar por Cáceres, para ajudar o desenvolvimento do município. Vamos buscar a ZPE, mais asfaltos, ajudar o prefeito a melhorar nossas ruas, avenidas e estradas rurais, enfim, trabalhar por uma Educação e Saúde mais eficazes, para que Cáceres ocupe um lugar melhor no desenvolvimento.
 
Repórter – Agora são quatro vereadores a mais e não há gabinetes para todos, como vão se ajeitar na Câmara?
 
Domingos – Já conversei sobre isso com os colegas vereadores. Será um pouco apertado, pois teremos que dividir os gabinetes atuais. Quando tivermos recursos suficientes iremos dar um conforto melhor aos parlamentares, para que eles possam ter mais tranquilidade em seus trabalhos e no próprio dia a dia de atendimento aos munícipes.
 
Repórter – Como foram os diálogos para formar uma chapa vencedora?
 
Domingos – Não foi fácil, pois são 15 vereadores na Câmara. Cada um com sua região, objetivos e pensamentos, diferentes ou semelhantes. Sempre há interferências de vários outros segmentos da sociedade, o que é absolutamente normal. Fizemos 16 reuniões, desde às eleições de outubro, onde discutimos diversos projetos para Cáceres, de uma forma bem transparente. Fui eleito com nove votos, mas somos 15 vereadores, onde todos terão um tratamento igualitário, com as mesmas condições para trabalhar.
 
Repórter – Alguns funcionários de departamentos importantes foram dispensados por determinação da Promotoria Pública, por falta de concurso. Como o senhor vai administrar este problema?
 
Domingos – Vamos trabalhar, junto com os colegas, para dialogar com o Judiciário e mostrar que há a necessidade de haver esses cargos ainda não concursados, até que façamos um novo concurso. A Câmara precisa prestar um serviço de qualidade e isso depende dos servidores. Vamos rever esse problema ainda nesta primeira semana.
 
Repórter - Qual será o primeiro ato do Presidente da Câmara?
 
Domingos – Já nesta primeira segunda-feira nós iremos nos sentar, os 15 vereadores juntos. Jamais vou tomar decisões isoladas, colocar todos os problemas que existem para achar os melhores caminhos para as melhores soluções. Não tomarei nenhum ato isolado.
 
Repórter – Alguma palavra especial aos cacerenses?
 
Domingos – Sim, quero agradecer a população cacerense pela oportunidade de ser vereador por duas vezes. Esta população pode ter a certeza de que irei trabalhar e honrar esses votos recebidos e a confiança dada a mim pelos colegas vereadores na noite de hoje. Agradeço imensamente o meu Distrito de Aparecida e a minha base eleitoral, que muito tem me ajudado.
 
Entrevista com o prefeito Francis Maris
 
O prefeito Francis Maris Cruz também falou para a nossa reportagem, destacando as prioridades deste novo mandato. A seguir, transcrevemos na íntegra a entrevista:
 
Repórter – Quais serão suas prioridades nesta nova gestão?
 
Francis – As prioridades continuam as da outra gestão. Continuam na própria gestão da Prefeitura, nos controles e na informatização. É somente com esses controles, com meritocracia que se consegue medir o que estamos fazendo e evitar a corrupção e o desperdício. Fizemos muito, porque tivemos coragem de cortar as corrupções que existiam dentro da Prefeitura. Construímos postos de saúde, creches, asfalto, praças e muitas outras coisas. Continuaremos nessa gestão que começa, implantando cada vez mais esses controles, para que não haja desperdício e a gente possa então construir muito mais.
 
Repórter – Como o senhor analisa a composição da Câmara?
 
Francis – O Domingos e o Alencar [na Mesa Diretora] já vêm de outro mandato e conhecem a minha maneira de trabalhar e sabem que eu respeito a Câmara, sabem que eu não influencio nada na Câmara, por isso sabem que temos um trabalho harmonioso e respeitoso. Esperamos que a gente possa continuar com esse trabalho.
Repórter – Há quem apostou que o senhor iria interferir na eleição da Mesa Diretora da Câmara e o senhor mostrou o contrário...
 
Francis – Muitos me criticam [nesse sentido], dizendo que a Câmara vai ser um 'puxadinho' da Prefeitura, que o Francis vai mandar... Não é verdade e eu tenho provado isso no dia a dia. Todos sabem que esses comentários são mentirosos, que não procedem.
 
Repórter – Qual é a prioridade de seu mandado nestes primeiros dias de janeiro?
Francis – Vamos continuar com as inaugurações. No dia 06, vamos inaugurar o Posto de Saúde da Cohab, o Centro de Convenções, o escritório da Águas do Pantanal e dar sequências em várias outras obras. Temos vários projetos tramitando em Brasília e que precisam de recursos para por em prática. Vamos terminar a reforma da Praça Barão, outras creches, postos de saúde e outras prioridades. Queremos comprar mais maquinários, para que, daqui a quatro anos, quando eu deixar a Prefeitura, aquele pátio esteja superlotado de máquinas, pois, quando eu entrei, não havia maquinários. Quando eu sair, quero deixar lá pelo menos umas 10 patrols, uns 20 caminhões, umas 10 retroescavadeiras, enfim, deixar a Prefeitura equipada com uma usina de asfalto para que o próximo prefeito possa trabalhar muito mais que eu.
 
Em seu discurso de posse do prefeito Francis Maris Cruz iniciou com agradecimentos
 
Ele agradeceu à família, à vice-prefeita Eliene, ao deputado estadual Dr. Leonardo, demais deputados que o apoiaram na administração anterior e, em especial, aos 23 mil eleitores que o reelegeram.
 
Francis iniciou falando sobre a crise por que passa o país. "O Brasil vive uma profunda crise de falta de ética no meio político. Todos os dias somos bombardeados com notícias de corrupção, roubos, prisões, e isso afetou a economia. São 15 milhões de desempregados e milhares de empresas fechando", destacou, lembrando que a crise é, por isso, responsável pelas falências dos estados e municípios. Fechando o assunto, Francis disse acreditar que, em 2018, o país vai superar os problemas com uma nova eleição, "tirando os corruptos da vida pública".
 
O prefeito lembrou que, quando tomou posse do primeiro mandato em 2013, prometeu combater a corrupção e cumpriu com o prometido. Lembrou, destacando, que em 2012, a média de gastos com combustíveis para com nove ônibus escolares, era de 450 mil reais. "Em 2013, gastamos 150 mil, com os mesmos alunos e a mesma quilometragem", garantiu.
 
Ainda dando exemplos de economia, Francis afirmou havia roubo na Secretaria de Saúde. "Roubavam medicamentos da Secretaria e vendiam em farmácias. A Polícia Federal e a Justiça prenderam mais de 100 pessoas", frisou Francis, lembrando que algumas eram inocentes.
 
O prefeito destacou que, com a economia realizada em sua administração, foi possível comprar 50 novos carros, 10 caminhões, patrol, pás-carregadeiras, usinas de asfalto, ambulâncias, vans, ônibus e caminhonetes. Ainda sobre a economia realizada, Francis disse que, por ela, foi possível construir e reformar quatro unidades de Saúde, creches, reservatórios de água, iluminação da Ponte Marechal Rondon, melhorias de praças, escolas, estradas, pontes e asfalto em ruas de mais de 20 bairros.
 
Francis lembrou que a frota escolar, em 2012, era de 09 ônibus. "Hoje, já são quase 50", destacou, afirmando que muito foi feito, mas que ainda há muito por fazer. "Por isso é que aceitei o desafio de continuar [administrando]", afirmou, dizendo que o maior legado que suas administrações vão deixar são, a gestão, controles e a informatização.
 
Sobre a situação administrativa da Prefeitura, Francis disse que assumiu o primeiro mandato com muitos problemas, com atrasos de quitação em folha de pagamento, impostos, Sindicato, Previdência Social e fornecedores. "Graças a Deus, hoje está tudo em dia, com os salários pagos dentro do mês", comemorou Francis, lembrando que, "medidas de austeridades foram tomadas, mas os resultados estão aí para todos verem. Estamos no caminho certo", garantiu o prefeito.
 
Ao finalizar seu discurso, Francis fez mais agradecimentos. "Em meu nome e da Eliene [vice-prefeita], queremos agradecer a cada funcionário servidor que se dedicou, não medindo esforços e sacrifícios, agindo honestamente para melhorar nossa cidade e prestar atendimento digno e merecedor à população que paga seus impostos e nossos salários", completou o prefeito.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PESCADOR:, em 03.01.2017 às 09:23

    Apesar de esta dentro da lei Cáceres não tem necessidade de tantos vereadores para fazer o que só para Incha os órgão publico e nosso dinheiro jogado no lixo onde em meá hora você travessa a Cidade de bicicleta em duas horas apê. Como vocês ver 7 vereadores seriam bastante para nossa Cidade economizava 120,000,00 por mês por ano multiplique por 12 não por 13 tem o decimo terceiro dinheiro que daria por EX. FAZER UM REVESTIMENTO NA TANCREDO NEVES UM DAS VIA COM MAIOR FLUX DE VEICULO DE Cáceres, Sr. Prefeito não precisamos de discurso mas de AÇÃO, para que tanto vereador se eles não Enxerga, O pior sego e aquele faz que não ver estamos a poucos meses das eleições para deputados e bom vocês ir prestando a atenção em nosso políticos, que são muitos oportunista da falta de conhecimento de boa parte da população Cacerense. tenham um Bom Dia.

 
Sitevip Internet