Notícias / Educação

01/01/2017 - 11:10

Unemat tomará medidas importantes em 2017, segundo reitora

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O ano de 2017 será decisivo para a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). Essa é a avaliação da reitora da Instituição, professora Ana Di Renzo. “Em 2017 vamos avançar muito na consolidação da nossa universidade, é o ano em que a comunidade acadêmica vai discutir sua vocação, as macro políticas com a realização do congresso universitário. É um ano decisivo, se considerarmos o contexto político nacional e internacional”, afirma.

O 3º Congresso Universitário está em andamento na Unemat, de forma a garantir a participação de todos os segmentos acadêmicos. No primeiro semestre será o período para que os 13 câmpus escrevam suas pré-teses, as socializem e as defendam nas discussões regionais, onde constituirão as teses para a plenária final. Assim, é a plenária final que votará as macro políticas institucionais, que deverá ocorrer em outubro de 2017.

Além do Congresso Universitário, a expectativa da Reitoria é de finalizar diversas obras que estão em andamento nos câmpus.

“São obras de infraestrutura importantes, são recursos que estavam  engavetados junto a agências de fomento que conseguimos resgatar. A Unemat tem uma carência muito grande de infraestrutura, mas também temos conseguido aumentar nossa capacidade de investimento por meio dos projetos e recursos conseguidos  graças ao trabalho e dedicação dos nossos professores e servidores que estão cada vez mais qualificados. Além disso, vamos continuar cobrando do governo estadual a liberação de recursos para investimentos, que já foram reconhecidos como dívidas para com a Unemat. Nossa Universidade é patrimônio do povo de Mato Grosso e queremos que ela seja vista e tratada assim”, afirma  a professora Ana Di Renzo.

Apesar das dificuldades financeiras do Estado em 2016, a Unemat comemora os resultados alcançados ao longo do ano.

“Nós conseguimos executar bem nosso ano financeiro, estamos mais ágeis nas nossas rotinas e procedimentos, garantindo, com isso, um atendimento melhor para nossa comunidade. Ainda temos muito a conquistar no que tange a autonomia nos processos de aquisição, mas estamos fazendo a lição de casa. Neste ano,  discutimos questões difíceis para a Instituição como os cursos com baixa demanda, evasão, formas de ingresso e permanência, mas com maturidade vamos tomando as decisões de forma coletiva e democrática, através do cumprimento das sessões ordinárias e extraordinárias dos conselhos superiores como o Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e Conselho Curador, que tem cumprido o regimento interno com a realização de sessões ordinárias regulares, que continuarão ocorrendo de forma pública”, afirma a reitora. 

Apesar de todos os eventos ocorridos em 2016, Ana Di Renzo, lembra que a Unemat também realizou ações importantes na área didático-pedagógica como a realização do Encontro de Gestores, Jornada Científica, Seminário de Pesquisa, implantação de cotas para ingresso de indígenas nos cursos de graduação e aprovação do primeiro Regimento Geral da Unemat. “Somadas a essas realizações ainda conseguimos a liberação dos recursos do Pnaeste 2014 (Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais), do Proext 2015 (Programa de Apoio à Extensão Universitária) de convênios junto a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) que nos possibilitaram avançar um pouco mais na nossa infraestrutura de atendimento, finaliza. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet