Notícias / Brasil

25/12/2016 - 09:38

PT lança Lula candidato à Presidência no início de 2017

Por http://www.msn.com/

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

 (Crédito: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
O PT pretende lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril. A estratégia tem dois objetivos. O primeiro é aproveitar politicamente a baixa popularidade do governo Michel Temer. O segundo é reforçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos penais, quatro deles provenientes da Operação Lava Jato e seus desdobramentos.

A informação foi confirmada reservadamente por integrantes da direção petista e também do Instituto Lula.

O PT defende formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parte dos líderes petistas defende que Lula seja lançado candidato logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017.

A pré-candidatura de Lula reforçaria o discurso do PT, que acusa a Lava Jato de querer criminalizar as ações de seu líder máximo e do partido. Segundo os defensores da ideia, ao se colocar publicamente como candidato, o ex-presidente poderá se blindar parcialmente da força-tarefa em Curitiba. Conforme esse raciocínio, com a pré-candidatura na rua seria mais fácil difundir a tese de que está em curso uma tentativa de interditar judicialmente a possibilidade de Lula disputar um terceiro mandato no Planalto. O bom desempenho do petista nas pesquisas de opinião reforça a estratégia.

“A necessidade de condenar Lula cresce na medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018. Ao que parece a população começa a fazer a comparação entre os projetos”, disse o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho. Outro grupo defende que a candidatura seja lançada durante o 6.º Congresso Nacional do PT, marcado para abril, mas que pode ser adiado para maio.

Momento

Em conversas privadas Lula já concordou com a estratégia. A única dúvida é em relação ao momento de anunciar a candidatura. Para evitar precipitações, o ex-presidente tem até evitado alguns eventos públicos temeroso de ter seu nome lançado antes da hora.

A ideia é esperar que o governo Temer, diante das dificuldades de apresentar resultados a curto prazo na economia e com uma agenda impopular de ajustes, chegue ao “fundo do poço” para, só então, Lula ressurgir com um discurso de contraste em relação a seus oito anos de governo e um programa econômico embasado na recuperação do mercado interno.

Em mensagem de fim de ano divulgada nesta quinta-feira, 22, Lula confrontou a política econômica de Temer e defendeu o fortalecimento do mercado interno, uma das marcas de seus governos. “Estou falando com conhecimento de causa porque já fiz isso uma vez”, disse o ex-presidente no vídeo.

Também nesta quinta-feira, a ex-presidente Dilma, em viagem à Argentina, defendeu abertamente um terceiro mandato para Lula. “Não penso em voltar para a política porque o grande presidente para o Brasil é Lula”, disse ela ao lado da ex-presidente do país vizinho Cristina Kirchner.

Fontes do Instituto Lula ressaltaram que a possível antecipação do lançamento da pré-candidatura do petista ao Planalto é incompatível com os planos de amplos setores do PT de convencer Lula a aceitar a presidência da legenda no 6.º Congresso do PT.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bugre pantaneiro, em 26.12.2016 às 15:37

    Fala mau da Bolívia mas tem muitos brasileiros incompetentes em passar nos vestibulares do Brasil e vai fazer medicina com os índios bolivianos !!! E depois vem fazer os brasileiros de cobaias e brincar de médico. Temos faculdades de medicinas aqui e não deveríamos aceitar estes certificados bolivianos aqui no Brasil.

  • por mario, em 26.12.2016 às 12:21

    So falo uma coisa pra vcs .... se a urna eletronica é tao boa, tao segura e tao rapída pra sair o resultado, porque que no EUA eles nao adotam e outros paises ricos pelo mundo afora ... resumindo vi uma reportagem onde um americano disse que ele manipula qualquer urna eletronica quando ele quiser .. entao desse jeito qualquer malandro ganha politica que quizer né ... e o PT nao tem nada de dinheiro né estamos ferrado ... mais ferrado por que ja sabemos quem vai ganhar...

  • por marcos zalem, em 26.12.2016 às 09:25

    Maior ladrão que o mundo já conheceu,e a população brasileira faz jus aos jumentos mesmo.

  • por Milton Costa, em 25.12.2016 às 18:20

    Se sua liberdade durar janeiro de 2017, e mesmo assim será duramente derrotado...

  • por Daniel, em 25.12.2016 às 18:17

    Fui em Santa Cruz/ Bolivia esses dias, fiquei sabendo o montante de dinheiro que esse povo meteram lá do Brasil ! Por isso o Evo chama Lula de Lulinha e Dilma de Dilminha, aquele povo não tem carinho e se refere qualquer brasileiro no diminutivo por nada não, também pelo tanto de dinheiro socado, Gas oduto que tiraram a força após gastarmos bilhões e ser entregue de mão para eles, fora aqui né que tem regional de graca, consulta, mudicamento, internação e cirurgia na faixa, enquanto lá brasileiro se não tiver grana morre na porta do hospital pq se não tiver nem entrar, entra se não confirmar o $$$ pagamento ! Por isso a revolta Deles quando a " dilminha " caiu ! Tá explicado ! Para sair da Bolívia tem que pagar quase 80 reais para imigração deles, eu não sabia deixei de passar e pegar um papel em SAN Matias, quase me deixaram de cueca por isso, segundo eles dei evasão de fronteira, pq aqui tem passagem livre para eles ? Esse lulinha é dilminha deram boca livre, se quiserem fugir pra lá terão vida de rei ! Fora a suspeita de corrupção que estão sobre o patrão Lulinha !

  • por Gabriel, em 25.12.2016 às 14:18

    Isso que é achar que a população brasileira e palhaços ou fazer de palhaços e burros

  • por Silva, em 25.12.2016 às 13:41

    Ainda existem leigos que nem jornal lê que falam que é irão votar no pai da corrupção, triste e lamentável

  • por Juliana, em 25.12.2016 às 13:04

    Lixos políticos, ainda tem a cara de pau de candidatar como se não fosse suspeito de nada, essa Dilma é uma cara de pau igual

  • por Ivan, em 25.12.2016 às 13:00

    Dilma vai para argentina tentar ver como vai fazer para executar caixa 2 já que as empreiteiras estão respondendo aqui no Brasil né ? Deixaram o Brasil um lixo pela corrupcao e vem de novo candidatando apostando na bolsa família será ? Do jeito que esses bolsa família votam por migalha deve ser reeleito, mais espero que a justiça deixe o pt inteiro inelegível, bando de corvos, urubus, mercenarios políticos !

  • por Junior, em 25.12.2016 às 12:41

    Do jeito que o Brasil tem analfabetos políticos, perigoso o lula ganhar ainda e continuar a rede de corrupção, agora com mestrado depois da lava jato ! O que quer mais ? Deixou até o filho milionário ?!

Mais comentários
 
Sitevip Internet