Notícias / Mato Grosso

20/12/2016 - 08:57

Pescadores ainda não receberam seguro

Por Aline Almeida

A pouco mais de um mês para terminar o período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso, mais da metade dos pescadores do Estado ainda não conseguiu receber o seguro-defeso. Como ocorreu no ano passado, os pescadores estão sofrendo com a demora do pagamento. No Estado, aproximadamente 10 mil pescadores necessitam do benefício. 

A piracema que iniciou no dia 1° de outubro deste ano deve terminar no dia 31 de janeiro de 2017. Neste período, os pescadores teriam que estar amparados pelo seguro, que é um salário destinado à estes trabalhadores que ficam impedidos de pescar nesta época, a não ser que para subsistência. 

O presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Antônio José da Silva, que sobrevive da pesca há 20 anos, confirma a dificuldade de receber este benefício. Segundo ele, somente naquela colônia, dos pescadores, apenas 10% conseguiram o seguro. 

Ele ressalta que a situação se repete nas 23 colônias de todo o Estado. 

“Já enfrentamos dificuldades no ano passado, mas neste está pior. Enquanto isso, e para não morrer de fome, cada um se vira como pode. 

Tem casos de colônia que ninguém ainda recebeu e o INSS fala que está tudo normal”, diz. 

Ana Maria Silva que é pescadora há 12 anos diz que a situação está cada vez pior. Ela que tem três filhos diz que a pesca é a subsistência da família, mas estão dependendo de ajuda de familiares e amigos para não passar fome. 

“A gente fica proibido de pescar, mas eles não vêem que precisamos deste dinheiro para manter. A piracema já está acabando e nada do dinheiro”, afirma. 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente afirmou que quem delibera o pagamento do seguro é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). 

Ressaltou que o Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) quando deliberou sobre o novo período da piracema repassou ao INSS que confirmou que já estava recebendo os pedidos. “A competência sobre o pagamento não é da Sema”, afirmou a secretaria. 

Outro lado – Em nota o INSS informou que conforme a lei 10.779/2003, que cria o benefício de Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, a competência do INSS é apenas de receber, habilitar e processar os requerimentos de benefício. 

Confirmou ainda que o período de defeso da atividade pesqueira é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 

“A Portaria do Ibama 48/2007 e as Instruções Normativas Ibama 201/2008, 12 e 13/2011, fixam o início do período do Defeso no Estado do Mato Grosso em 1º e 5 de novembro, conforme a região pesqueira, para efeitos do pagamento do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal”, citou o INSS. 

O instituto disse ainda que já processou aproximadamente 3500 requerimentos do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal em todo o estado do Mato Grosso, o que representa cerca de 40% do total de processos recebidos. 

Justiça Federal já havia obrigado o repasse

No início do mês passado, a Justiça Federal concedeu liminar ao Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) determinando que a União, por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), realizasse o pagamento do seguro-defeso aos pescadores artesanais do estado. 

De acordo com a ação civil pública proposta pelo MPF/MT, o INSS se recusou a considerar o período de defeso fixado pelo Cepesca. Para fundamentar a negativa, o INSS tomou como base uma legislação que previa a competência ao Ibama para fixar o período de defeso da atividade pesqueira. 

Como Instituto Ambiental não fixou o mesmo período considerado pelo Cepesca, o INSS se recusou a conceder o benefício aos pescadores. 

O procurador da República, Marco Antônio Ghannage Barbosa apontou que o não pagamento do seguro-defeso aos pescadores, além de não garantir aos trabalhadores a renda necessária para a sobrevivência, também os colocaria em situação de risco já que alguns poderiam infringir a lei a fim de obter recursos extras por meio da pesca. 

Com a decisão de deferimento da Tutela de Urgência, proferida pelo juíz da 8ª Vara Federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, o INSS terá cinco dias, a contar da intimação do gerente-executivo do órgão, ocorrida em 19 de outubro, para começar a receber, processar e habilitar os requerimentos do seguro-defeso dos pescadores matogrossenses. 

O descumprimento da decisão acarretará o pagamento de multa diária de R$ 1 mil. 

PIRACEMA - Diferentemente dos anos anteriores, quando a proibição da pesca era de novembro a fevereiro, o período de piracema deste ano foi alterado para os meses de outubro a janeiro, com base em estudos realizados entre dezembro de 2015 e abril de 2016 que apontou mudança no comportamento reprodutivo dos peixes. (AA) 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por sinomar nunes barbosa, em 09.01.2017 às 13:54

    sou de minas gerais vejo todo os dias este jornal oeste um dos melhor jornal na minha opinial estes este pessoal da sema sera que nao ver que os dourado esta acabando com os peixe dos rio ai do mato grosso sera que eles e tao burro de nao percebe que deixarao so predador nos rio tipo dourado jacare lomtra piranha agora de fecha o pintado por cinco anos este sim precisa ser fechado com urgencia ja nao tem muitos mais umpintando pra chega um kilo e meio lega 2 anos sera que estes pessaol ai nao ve isto

  • por sinomar nunes barbosa, em 09.01.2017 às 13:45

    este beneficio dos pescadores tinha que ser pago pela associaçao dos pescadores associaçao recebe todo ano uma taxa de renovaçao dos pescadores associaçao pode cobra uma taxa mensal de cada uma tipo 78 por mes ficaria muito mais facio tipo pagamento de um fgts assim o primeiro mes fica garantido para os pescadores

  • por Zezão, em 20.12.2016 às 23:22

    Viva o Temer.....

 
Sitevip Internet