Notícias / Saúde

18/12/2016 - 11:16

Porto Esperidião terá cubano do Mais Médico

Por G1 MT

G1 MT

 (Crédito: G1 MT)
Mato Grosso recebeu 11 médicos cubanos participantes do programa do Governo Federal, Mais Médicos. Segundo anúncio governo neste sábado (17), todos os profissionais vão repor vagas de médicos cubanos que trabalhavam no estado e tiveram o contrato encerrado após três anos de serviços prestados.

Os profissionais chegaram a Cuiabá na tarde de quinta-feira (15) e já foram distribuídos aos locais de trabalho.

Dois médicos serão remanejados para Colniza (1.065 km de Cuiabá). Um para Nova Nazaré (800 km) e um para Porto Esperidião (358 km da capital).

Os outros serão remanejados para unidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Dois serão responsáveis pelo DSEI Kaiapó de Mato Grosso, um para o DSEI Araguaia, dois para o DSEI Xavante, um para o DSEI Xingu, e um para o DSEI Cuiabá.

Atualmente Mato Grosso possui 233 médicos participantes do programa. Desses, 166 são cubanos. Os outros 67 estão divididos entre argentinos, venezuelanos, espanhóis e outras nacionalidades. A maioria deles faz a função de clínico geral, e alguns tem especialização em medicina da família e comunidade. Os profissionais estão espalhados em 102 dos 141 municípios do estado. A expectativa é que entre março e abril de 2017 cheguem novos profissionais.

De acordo com o governo, o trâmite de novos profissionais é necessário devido ao contrato entre Brasil e Cuba ser de apenas três anos sem renovação.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet