Notícias / Cultura

15/12/2016 - 08:45 | Atualizado em 16/12/2016 - 09:35

Livro que conta a história do coronel cacerense Adib Massad será lançado hoje no Centro Municipal de Cultura

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A trajetória de Adib Massad, um dos mais atuantes policiais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul virou livro e será lançado hoje, dia 16, em Cáceres, a terra natal do coronel legendário.

A autoria do livro - que está em sua segunda edição - é do escritor Guimarães Rocha, que também é policial como o protagonista da história, cuja publicação foi motivada também pela admiração que nutre pela trajetória do coronel.  


O coronel iniciou suas atividades na Polícia Militar em 1.950 na época do Mato Grosso uno e atualmente está com 85 anos. Ele atuou nos dois estados, tendo reconhecida atuação no enfrentamento ao crime. É considerado uma lenda viva do setor policial. É comum ouvir a frase "que saudade do coronel Adib" nas cidades em que ele atuou tanto no Mato grosso como no Mato Grosso do Sul.

O lançamento do livro Adib Massad - A História, será lançado a partir das 19h30min no Centro Municipal de Cultura de Cáceres, localizado na rua  Antonio Maria esquina com comandante Balduino (atrás da Caixa Economia), no centro de Cáceres.

O autor e o protagonista da obra estarão presentes no evento, que também servirá como noite de autógrafos. A renda com a comercialização da obra será destinada a entidade beneficente do município.


Conforme o poeta e escritor Guimarães Rocha, o livro é fruto de extenso trabalho literário, pesquisa e depoimentos impressionantes sobre uma lenda viva da Segurança Pública. "Adib Massad é homem de exterioridade circunspecta e interioridade sã, ilibada, lúcida", explica o autor.

"Quando dizemos: Adib é homem de caráter, fazemo-lo com o olhar e o dizer de quem olha e diz o percebido na aura simples da pessoa; se não tem malícia contumaz, também não é ingênuo", conclui o autor.


Guimarães Rocha não esconde a admiração pelo colega. "Adib conhece a maldade e sabe combatê-la, sem ser mau. Não poderia ser diferente. A bondade ingênua é ineficaz. A simplicidade sem inteligência não tem poder de comando, nem voz, nem vez. Estando isso entendido, anunciamos, Adib é bom, simples, mas inteligente e implacável contra os astutos ruins; um atuante que desarticula o crime e um guerreiro contra os escarninhos e militantes da sombra", enfatiza.

O LIVRO

espesso volume "Coronel Adib: A História" é composto por quatro grandes capítulos: o primeiro, denominado Primeiros Passos, mostra o início de um forte que se sentia frágil e se apresentava tímido, tendo até à adolescência, por reforço da sua formação brasileira, as austeras influências da educação árabe que repousa sobre os princípios de justiça e verdade, sabedoria e fé.

Mostra um resumo do seu espetacular currículo e busca descrever a fácies de um homem simples, mas não ingênuo, inteligente e bom, mas implacável contra os astutos ruins; um corajoso que decidiu desafiar o crime, antevendo que sofreria as conseqüências próprias de uma atitude assim, neste mundo tantas vezes hostil aos sinceros.


O segundo capítulo, O Profissional, mostra os sacrifícios do protagonista da obra, nas conjunturas sombrias do Brasil a partir dos anos 50, em que o poder pessoal era determinante para que um homem da lei sobrevivesse perante a criminalidade ainda em estado primitivo se comparada com a atualidade, naquele tempo não organizada como hoje, mas principalmente individualizada em bandidos carismáticos. 

O profissional ingressou na Polícia no então Mato Grosso (uno) em 1953. Ascendeu na hierarquia em meio a um sem número de elogios e honrarias, por merecimento legítimo, sendo Coronel desde 1984, logo após o curso superior na Academia de Polícia do Barro Branco em São Paulo.

O capítulo expõe ainda os episódios traiçoeiros que resultaram no seu afastamento do comando do muito respeitável Grupo de Operações de Fronteira e o seu proveitoso mandato como vereador no município de Dourados.


Acusado de extermínio de bandidos prevaleceu, para o coronel Adib, a imagem construída durante os muitos anos de dedicação em árduas lutas e vitórias contra o crime que lhe garantiram imenso prestígio. Nada restou provado que o incriminasse. Sua história se confunde com a história da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, num progresso incessante pelo bem comum.

No capítulo três do livro, Homem Universal, são mostradas as convicções filosóficas e científico-religiosas do personagem e, no capítulo quatro, Apologia, os "causos" de domínio público a respeito do homem-lenda, e impressionantes depoimentos oferecidos por variadas personagens, da população comum às maiores autoridades de agora e de outrora deste Estado.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá, em 16.12.2016 às 17:27

    Imperdível conhecer o Coronel Adib, que desde criança eu ouvia falar muitos elogios à sua eficiência contra o crime!

 
Sitevip Internet