Notícias / Economia

08/12/2016 - 11:17 | Atualizado em 08/12/2016 - 11:20

Feirão em Cáceres ajuda endividados a limpar nome

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Em meio à crise econômica e à alta do desemprego, a inadimplência disparou no Brasil este ano. Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas estejam com contas atrasadas.  Muitos devem aproveitar os feirões para renegociar as dívidas e limpar o nome.

Assim a  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cáceres está realizando durante toda a semana  o 1º Feirão Limpa Nome.

O objetivo do projeto, segundo a  entidade é recuperar o crédito da população, pensando nas vendas de final de ano. Os consumidores que possuem dívidas serão encaminhados aos estabelecimentos que constam o débito para renegociá-las diretamente com o credor. Os associados à CDL foram  incentivados a oferecer condições especiais de renegociação para reaver tanto o dinheiro, quanto o cliente, que poderá voltar a comprar.

De acordo com o atual presidente o empresário  Arthur Henrique Barbosa de Sousa e o presidente eleito para o próximo pleito Faustino Natal  o feirão é vantajoso para ambas as partes.

"Nesse momento que estamos atravessando na economia, é fundamental que as entidades que representam o setor produtivo se mobilizem para mudar o quadro. Estamos incentivando que os empresários ajudem a viabilizar uma maneira de reabilitar o consumidor a voltar a consumir de maneira responsável, com o nome limpo, sem dívidas", declarou Arthur.

Faustino Natal,  explicou que os consumidores que já sabem quais lojas possuem endividamento podem ir direto aos estabelecimentos para tentar a negociação.

Em conversa com algumas empresas que participam do feirão informaram a reportagem que a procura nesses primeiros três dias está muito pequena.

Gilda Moreira, da Areeira Monte Verde relatou que até o dia de ontem nenhum devedor procurou o estabelecimento para quitar sua dívida, ela ainda informou que o cliente devedor pagará apenas a dívida e as custas do cartório quando for título protestado, sem juros e multas.

A Caixa da Moda Ativa, Claudilene Leite Bacca, disse que a procura está pequena e que poucos negociaram o pagamento.

A situação na Óptica Cientifica, também participante do feirão, é a mesma. Segundo Karine Amanda das Neves Lopes,  das 5 pessoas que procuraram a loja  para quitar a dívida atrasada, apenas uma fez o acerto.

Os comerciantes entrevistados esperam que os devedores procurem os estabelecimentos nesses três últimos dias restante do feirão. As condições são excelentes para que o cliente limpe o nome e volte a ter crédito, para as compras de fim de ano. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet