Notícias / Saúde

30/11/2016 - 10:57 | Atualizado em 30/11/2016 - 11:20

Saúde de Cáceres oferece testes rápidos para detecção de AIDS

Por Assessoria

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Neste dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. É a oportunidade de se discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao tema e, sobretudo, ao preconceito. A idéia desta data é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão em ambientes amplamente vulneráveis.

   A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Saúde e da Unidade CTA/SAE, que é coordenada pela Gerente Elaine Alves de Carvalho, está programando uma Caminhada em celebração a esta data de 1º de Dezembro, para marcar o dia de Luta Contra a Aids. Segunda a programação, a concentração para a caminhada será na sede da CTA/SAE, localizada na Rua da Tapagem, 1.019, Vila Mariana a partir das 16h30 onde seguirá até a Praça Barão do Rio Branco.

   A enfermeira Sandra Torres informa que, como o laço vermelho simboliza a Aids, “sugerimos que todos os interessados em participar dessa caminhada, poderá comparecer usando uma camiseta vermelha e/ou outra peça de roupa que caracteriza a campanha”, explicou. Segundo ela, no final da caminhada, os organizadores pretendem formar um laço humano para uma foto oficial.

   O dia 1º de dezembro, “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.   Elaine comunica ainda que, o CTA/SAE de Cáceres, que é uma referência no Estado, quando se trata desse assunto “Aids”, também está realizando até o dia 3 de dezembro, teste rápido de HIV em horário alternativo (ver tabela ao lado).

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet