Notícias / Educação

25/11/2016 - 14:46

Alunos de Direito participam de evento do Dia da Consciência Negra no Quilombo Capão Verde

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os alunos do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, estiveram presentes no evento do Dia da Consciência Negra realizado na Comunidade Remanescente de Quilombo Capão Verde, no município de Poconé. As atividades foram realizadas no último domingo (20). A visita fez parte das atividades da disciplina ‘Direito dos povos e comunidades tradicionais’, ministrada pela professora Luciana Iocca.

O evento contou com a presença de membros de outras Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado de Mato Grosso, dentre elas as comunidades 120, Campina de Pedra, Curralinho, Figueira, Figueira Branca, Jejum, Laranjal, Morro Cortado, Piuval, Tanque do Padre e Zé Alves. Também estiveram presentes autoridades, representantes de religiões de matriz africana, Grupo de Estudos para Educação das Relações Étnico-Raciais (Geprer), Afroescola e alunos e professores da Escola Municipal Jardim Guanabara, de Cáceres.

O evento está em sua 11ª edição e se destina a debater os problemas enfrentados pelas comunidades no que tange à regularização fundiária, políticas públicas de saúde e educação, bem como exaltar e valorizar a diversidade e as tradições quilombolas, contando com atividades culturais, como a apresentação dos cururueiros, do siriri tradicional e danças de origem africana, além de oficinas de penteados africanos, de brincadeiras e contos africanos.

“A aula de campo teve por objetivo proporcionar a interação dos acadêmicos com as comunidades e suas vivências, buscando compreender o significado das experiências em sua facticidade”, explica a professora Luciana Iocca. “Os alunos realizaram entrevistas, rodas de conversas e observações. Unindo teoria e prática, a aula de campo contribui para uma aprendizagem significativa, reafirmando o papel social da Universidade e o compromisso com uma formação voltada para a realidade social”, afirma Luciana.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet