Notícias / Cultura

25/11/2016 - 14:36 | Atualizado em 25/11/2016 - 14:40

Fórum está sediando exposição que revela belezas escondidas de Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Mireni Oliveira Costa Silva

 (Crédito: Mireni Oliveira Costa Silva)
Um convite despretensioso e uma descoberta surpreendente. Assim, o fotógrafo Rafael Coelho define a viagem feita à cidade de Cáceres, no Mato Grosso, que culminou na exposição “Belezas (in)visíveis”, que foi aberta ao público na quarta-feira, 23 de novembro, às 16h, no FORUM da cidade.  

A mostra segue até o dia 20 de dezembro, quando passará a percorrer outras cidades do interior do Estado.
Ao todo, são 22 imagens que retratam a diversidade de cenários abrangidos por uma mesma cidade. Há registros da natureza intocada do norte do Pantanal Mato-Grossesense, retratos que demonstram a força e a cultura de seu povo, assim como flagrantes de conjuntos arquitetônicos seculares, a maioria deles em degradação. “A intenção é revelar, até mesmo aos seus próprios habitantes, as riquezas da cidade para que cresça o desejo de preservá-la”, adianta o fotógrafo.

Nascido em Lorena, no Vale do Paraíba, cidade paulista que assim como as vizinhas Guaratinguetá, Aparecida e Cachoeira Paulista são marcadas pelo forte turismo religioso, Rafael Coelho cresceu em meio a manifestações religiosas e festas da cultura popular. O interesse se tornou tema recorrente de seus trabalhos e, inclusive, pautou o tema de sua pós-graduação em Artes Visuais. “Meu trabalho sempre esteve voltado para a valorização e divulgação do que é genuíno, peculiar. Em Cáceres, o singular está presente na natureza, na cultura e em sua arquitetura”.

Rafael, explicou a reportagem do JCC, que  a intenção de expor suas fotografias é para as pessoas que as olharem passem a ver Cáceres de outro angulo e com isso valorizar a cultura e a arquitetura. De acordo com o fotógrafo há tempos vem a Cáceres e encantado com a beleza pantaneira e a arquitetura rica em detalhes, resolveu retratar e expor em São Paulo, onde o Jornal A Folha de São Paulo usou essas imagens para divulgação de nosso município.

Rafael disse ainda que Cáceres é repleta de lugares exuberantes e que é preciso levar  ao conhecimento do mundo, pois muitos de seus amigos do exterior ficam extasiados quando vêem as fotografias tiradas em Cáceres, e são despertados a vir conhecer, pois muitos ainda acham que o Pantanal é em Corumbá.

Ele espera que as pessoas que visitarem a exposição desperte para valorização de cada obra fotografada e conheçam um pouco mais da cultura e da arquitetura da cidade. (Colaborou Rafael Coelho)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet