Notícias / Educação

25/11/2016 - 12:51

Reitoria se reúne com acadêmicos da Unemat Cáceres para apresentar prazos e soluções para reivindicações

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Moisés Bandeira – Assessoria Unemat

 (Crédito: Moisés Bandeira – Assessoria Unemat)
A Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se reuniu durante toda a tarde desta quinta-feira (24) com acadêmicos, professores e diretores do câmpus de Cáceres para discutir a solução e encaminhamento das reivindicações dos alunos. Muitas das demandas emergenciais já foram sanadas e outras tem prazos estabelecidos e responsáveis. 

As questões como água potável, giz, apagadores e canetas para quadros, papel higiênico já foram adquiridos, e estão disponíveis para uso da comunidade acadêmica no setor de almoxarifado do câmpus. Além disso,  já foram adquiridos novos aparelhos de ar-condicionado que vão resolver vários dos problemas elencados, como a contratação de um profissional para dar manutenção em outros aparelhos.  Outras aquisições como lousas de vidro, livros também devem ser encaminhadas e entregues dentro dos próximos dias. 

“Nós reconhecemos as demandas do câmpus de Cáceres, e somos parceiros para ajudar a solucionar os problemas. Nosso objetivo não é o de apontar o dedo e culpados, mas resolver os problemas. Se há falhas, essas serão devidamente apuradas nas instâncias previstas, responsabilizando seus encarregados, mas o aluno tem que ter condições mínimas de estudar”, afirmou a reitora, professora Ana Di Renzo. 

De todo o levantamento feito a partir das demandas dos estudantes foram elencados - pela comissão instituída pela reitoria com membros indicados pela gestão, diretores do câmpus, acadêmicos e professores -  53 itens, totalizando um valor de cerca de R$ 900 mil, sendo que destes R$ 600 mil para a aquisição de um ônibus rodoviário, valor que subtraído, resolveria os problemas emergenciais, o que significa que o montante destinado para o câmpus para fazer frente a manutenção básica, como pequenos investimentos, material de custeio repassados pela Reitoria é suficiente. 

“Sabemos a Unemat tem carência de investimentos no que diz respeito a infraestrutura macro e precisamos juntar as forças para cobrar do governo estadual os investimentos, mas temos recursos para as necessidades básicas de funcionamento. Esse movimento estudantil é importante e deve ser permanente, por isso, me coloco à disposição para ouvir e apresentar todos os dados da universidade para toda os acadêmicos. Por outro lado, é preciso que nós também acompanhemos esse cronograma proposto por essa comissão visando acompanhar os processos e como estão sendo sanadas as dificuldades”, salientou a reitora. 

Paralisação

Os alunos do câmpus de Cáceres fazem nesta sexta-feira (25) às 19h30 uma nova assembleia para decidir se vão retomar as atividades acadêmicas paralisadas desde a última segunda-feira (21). 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 26.11.2016 às 10:08

    Hipócrates, duvido que esteja e duvido que tão cedo reestruture esse curso ! Enfiaram esse curso por pura politicagem, pior, todos sabem que existe deficiências inúmeras, mais todos fazem vista grossa para tudo ! Vamos observar que tipo de profissionais irão lançar no mercado !

  • por Hipócrates, em 25.11.2016 às 23:19

    E o Curso de Medicina? Já está 100% estruturado?

  • por Junior, em 25.11.2016 às 13:54

    Não falei, passam mel, alunos e professores caem, ano que vem sai novos episódios da novela unemat, isso se os alunos não desanimarem e conviverem nas deficiências do campus até final do curso ! Novela velha essa !

 
Sitevip Internet