Notícias / Educação

25/11/2016 - 12:45

Portal Unemat vence o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Jornalista Hemília Maia e Deivid Fontes representaram a equipe na premiação

Jornalista Hemília Maia e Deivid Fontes representaram a equipe na premiação

A reportagem “Unemat pesquisa alterações climáticas”, produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso venceu o 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, com a temática Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, na categoria Especial Comunicação Corporativa. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (24) em cerimônia de entrega em São Paulo. 
 
A reportagem vencedora do prêmio foi produzida pela Unemat entre agosto e setembro de 2015, durante um curso de campo realizado no Vale do Xingu, no município de Gaúcha do Norte, no Norte Mato-Grossense, pelos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Unemat em Nova Xavantina; em Ecologia, da Universidade de Brasília (UnB); e em Ecologia de Ecótonos da Universidade Federal de Tocantins (UFT). 
 
O material produzido pela jornalista da Unemat, Hemília Maia juntamente com Deivid Fontes e Moisés Ribeiro de Oliveira e  Nataniel Patrick Pinho, Jaime Macedo França e Sérgio Ney Faria Feite, mostrou o projeto ‘Biodiversidade e Mudanças Climáticas no Arco do Desmatamento da Amazônia’ bem como as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores no mundo todo, incluindo o professor Barry Sinervo, da Universidade da Califórnia, que desenvolveu um modelo de previsão de taxas de risco de extinção de espécies que foi adotado por pesquisadores no mundo todo. 
 
9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, contou com cerca de 2,5 mil inscritos, somente com a temática “Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, foram 1.367 concorrentes. Do total de inscrições vindas de 746 jornalistas de 55 cidades brasileiras, 40 chegaram à final e oito ganharam o Prêmio – os vencedores das sete categorias de imprensa ganharam R$ 15 mil e o da "Categoria Especial Comunicação Corporativa", Menção Honrosa. 
 
Entre os jurados que analisaram a reportagem da Unemat, está Luciana Soler, que é pós-doutoranda no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na área de dinâmica de uso da terra e segurança alimentar. Já atuou como gerente operacional em desastres naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); como pesquisadora em um projeto entre o Inpe e o Planetary Skin Institute; como tecnologista em um projeto operacional de monitoramento de hidrocarbonetos no mar, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); e como consultora ambiental. É doutora em ecologia de produção e conservação de recursos pela Universidade de Wageningen (Países Baixos) e mestre em sensoriamento remoto pelo Inpe. Luciana elogiou o trabalho produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação da Unemat mostrando as pesquisas que são desenvolvidas dentro da Instituição. Também integraram a comissão julgadora o fundador e diretor do portal Elvolverde, Dal Marcondes, que se dedica se à cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade socioambiental empresarial, e José Pascowitch, que é presidente da consultoria Visão Sustentável, especializada em fortalecer e disseminar a sustentabilidade dentro das empresas. 
 
A reitora da Unemat, professor Ana Di Renzo, parabenizou a equipe de comunicação da Unemat pela premiação e pelo trabalho desenvolvido na divulgação do conhecimento produzido pela Instituição. Segundo ela, é preciso incentivar e investir cada vez mais na produção de materiais que possam mostrar a qualidade do que a universidade produz.

“Estou muito feliz com essa premiação, porque mostra que temos condições de dar maior visibilidade à nossa universidade. Estou feliz porque sabemos das dificuldades de equipamentos enfrentadas para produzir o material. É o reconhecimento do esforço da equipe de Comunicação, que levou o nome da nossa Unemat muito longe”, disse.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet