Notícias / Educação

24/11/2016 - 17:39

​Cursos de graduação da Unemat terão atividades curriculares de extensão

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso é a quarta universidade do Brasil a regulamentar a inclusão e o registro de atividades curriculares de extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação. A expectativa é que o registro e a inclusão já comecem a partir do segundo semestre de 2017. 

A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) durante a sessão ordinária que aconteceu nesta semana (22 e 23 de novembro) em Cáceres, e atende a recomendação da Lei nacional de nº 13.005/2014. A primeira universidade brasileira a atender o dispositivo legal previsto no Plano Nacional de Educação foi a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Na Unemat a proposta de regulamentação e inclusão das atividades curriculares de extensão começaram a ser discutida no final de 2015, e somente agora o Conepe aprovou a medida. O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat, professor Alexandre Porto, comemorou a aprovação. “Para a extensão na universidade essa regulamentação é um grande passo, pois todos os alunos estarão envolvidos em atividades extensionistas de forma curricular e não apenas vinculado a projetos, programas e eventos. Além disso, essa medida vai ampliar a aproximação da universidade com a sociedade, trazendo uma maior integração, mostrando o que está sendo produzido dentro da academia”, disse. 

O pró-reitor reconhece que a partir da aprovação dessa medida há um grande caminho pela frente até a implantação completa dessas atividades, que devem ser de no mínimo 10% do total de créditos exigidos para a graduação.  A partir dessa regulamentação será necessário prever essas atividades curriculares nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, além passar pela análise dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos e instâncias colegiadas, e prever uma forma de acompanhamento e monitoramento.  

A pró-reitora de Ensino e Graduação, Vera Maquêa, que é parceira na implementação da resolução aprovada pelo Conepe também destaca as vantagens tanto para o aluno como para a universidade, que poderá se envolver mais com a comunidade por meio das atividades curriculares de extensão, promovendo um intercâmbio de saberes. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet