Notícias / Saúde

24/11/2016 - 17:37

Cáceres terá campanha para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Por Danielle Tavares | Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Para marcar as ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, será realizada em Cáceres campanha voltada ao diagnóstico precoce do HIV e realização do Teste Rápido, um exame simples, rápido, praticamente indolor, disponível na rede publica de saúde  do município de forma gratuita.

Com o slogan: “Transou sem camisinha? O teste rápido é para você”, a campanha busca alertar para a importância do diagnóstico precoce, quando a pessoa descobre ser portadora do vírus e não gravemente doente com o quadro de Aids já instalado. “Daí a importância de quem teve relação sexual sem camisinha alguma vez na vida, mesmo estando perfeitamente saudável, procurar voluntariamente o CTA para realizar o teste rápido”, explicou a enfermeira Sandra Torres.

No dia 1º de dezembro, às 16h30, haverá caminhada de sensibilização sobre o tema (HIV/AIDS), saindo do CTA/SAE, com participação de profissionais de saúde, acadêmicos da Unemat e estudantes de escolas públicas.

E durante toda a semana, ampliação do horário de realização de Teste Rápido para diagnóstico do HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Nos dias 29, 30 de novembro e 02 de dezembro, o horário de atendimento se estenderá até às 19h30h. No dia 1º de dezembro, das 07h30 às 14h00hs e sábado (03/12) o atendimento ocorrerá das 08h00 às 16h00h.

Luta contra a Aids

O avanço da Aids é uma preocupação da saúde local. Cáceres está entre os cinco municípios de Mato Grosso com o maior número de casos da doença e tem média de incidência superior a nacional e estadual.

Para se ter uma ideia, o  Brasil apresentou uma taxa de incidência de 19,7 novos casos por 100 mil habitantes, no ano de 2014. Em Mato Grosso, essa taxa chegou a 22,7, no mesmo período. Já em Cáceres, foram 25 novos casos de HIV, somente neste ano. Esses números equivalem a uma taxa de 27,50/100 mil.

Outro dado alarmante é que a doença atinge um novo perfil. Nos últimos 10 anos, a epidemia tem avançado entre o público jovem.


Em 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes, com 3.419 casos notificados. Em 2014, foram 4.669 notificações, uma taxa de detecção de 13,4 casos por 100 mil habitantes. Isso representa um crescimento de 41% em onze anos.

Em Cáceres, houve um expressivo aumento de casos entre os homens, principalmente jovens de 15 a 24 anos. Em 2010, a taxa de detecção era de 6,1 casos /100 mil habitantes e, em 2014, este número subiu para 18 casos.

Com 11 anos de experiência no atendimento a pessoas portadoras do vírus, ela avalia que entre os jovens não há predomínio de classe social, sendo relatos casos inclusive entre alunos universitários.  “Vale lembrar sobre a importância do uso do preservativo. Antes tínhamos o grupo de risco, mas hoje todos estão propensos a estar em uma situação de risco”, disse Sandra.

Onde fazer- O exame é seguro, sigiloso e o resultado sai em 20 minutos. Não precisa estar em jejum. É só apresentar um documento com foto. O Programa Municipal de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs/AIDS) funciona à Rua da Tapagem, nº 1.019, Vila Mariana.

Outras informações: (65) 3223-8238 ou pelo e-mail sae.caceres@gmail.com.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet