Notícias / Saúde

24/11/2016 - 08:22

Dentistas de Araputanga discutem exame preventivos de boca e diagnóstico de câncer

Por Popular Online

O dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP, vai discutir com dentistas de Araputanga o perigo dos tumores de maxila e de mandíbula que podem ser semelhantes a inflamação e a importância dos exames preventivos de boca, nesta sexta-feira (25/11), no auditório da Câmara de Vereadores.

O evento, organizado pelo Conselho Regional de Odontologia, será das 8h às 18h. Em mais uma edição do projeto “CRO Itinerante”, Aburad vai debater com dentistas da região a experiência com pacientes do Laboratório de Patologia Bucal do Hospital de Câncer de Mato Grosso. A entrada é franca para cirurgiões dentistas e acadêmicos de Odontologia.


De acordo com Aburad, tumores de maxila e de mandíbula podem parecer lesões inflamatórias simples, mas não são em muitos casos. Segundo ele, é necessário que o dentista fique sempre atento para fazer exames preventivos ou até mesmo biópsia no paciente. O patologista explica que há casos que precisam de tratamento mais invasivo e outros são tratados de forma mais simples. Os procedimentos evitam que tumores sejam diagnosticados tarde demais. Assim, o paciente pode ter a garantia do diagnóstico correto para o tratamento necessário e adequado.

O patologista diz que os exames preventivos de boca são essenciais para pacientes quando percebem quaisquer alterações internas ou nos lábios. “Muitas pessoas ainda têm receio de fazer exames preventivos de boca por medo do diagnóstico. Mas o temor afasta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para maiores chances de cura”, afirma.

Aburad deve discutir, ainda, uma técnica avançada, introduzida por ele na área de Odontologia no Brasil, que vem aplicando em pacientes. Ela possibilita o diagnóstico de tumor de boca no momento da cirurgia. É a chamada biópsia por congelação. De acordo com ele, geralmente, o paciente que opera o tumor de boca está ansioso para receber o resultado. O material retirado da boca para a biópsia tradicional é enviado ao laboratório e pode demorar alguns dias. Com a biópsia por congelação, ocorre o contrário, segundo o patologista. “O paciente é informado imediatamente sobre o diagnóstico”, diz.

Para ele, além do resultado rápido, outra vantagem desta técnica é que o cirurgião é informado se o tumor foi totalmente removido durante a cirurgia. “Caso não tenha sido, ele pode ampliar a cirurgia na hora para este fim. Assim, o paciente não precisa passar por novo procedimento cirúrgico posteriormente”, afirma.

Sintomas do câncer de boca

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais sinais que devem ser observados pelos pacientes são:  lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;  manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e bochecha;  nódulos (caroços) no pescoço e  rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, há dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet